Ações Europeias Fecham Estáveis com Impacto de Tarifas dos EUA sobre Produtos Farmacêuticos - Investimentos e Notícias Ações Europeias Fecham Estáveis com Impacto de Tarifas dos EUA sobre Produtos Farmacêuticos - Investimentos e Notícias
Mercado

Ações Europeias Fecham Estáveis com Impacto de Tarifas dos EUA sobre Produtos Farmacêuticos

  • 06/08/2025 - 14h41
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 2 min de leitura

As ações europeias fecharam estáveis nesta quarta-feira, apagando ganhos anteriores, conforme papéis do setor de saúde foram afetados pela última ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas mais altas sobre importações de produtos farmacêuticos.

O índice pan-europeu STOXX 600 registrou variação negativa de 0,06%, a 541,07 pontos, interrompendo sua sequência de dois dias de ganhos, apesar de ter iniciado a sessão com uma nota positiva.

As ações de saúde sofreram a maior parte da pressão de venda. O setor de saúde despencou 2,8%, atingindo seu nível mais baixo em mais de três meses, depois que Trump anunciou um plano de tarifas graduais voltado para importações de produtos farmacêuticos, o que pode fazer com que as taxas sobre o setor aumentem até 250% em 18 meses.

“É nesse ponto que é importante ser específico em relação às tarifas, porque certas ações e setores sofrerão impactos diferentes em cada região”, disse Steve Sosnick, analista-chefe de mercado da Interactive Brokers.

“Na Europa e na Ásia, investidores estão considerando os impactos das tarifas com mais cuidado, uma vez que exportadores sofrem grande parte do impacto direto.”

O setor também foi afetado quando a Novo Nordisk alertou que espera uma concorrência contínua de versões copiadas de seu medicamento para obesidade Wegovy este ano, uma mensagem que fez as ações da empresa caírem 5,4%.

A fabricante dinamarquesa de medicamentos cortou suas previsões de vendas e lucros para o ano inteiro na semana passada, eliminando US$95 bilhões de seu valor de mercado desde então.

Desempenho dos Índices Europeus

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,24%, a 9.164,31 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,33%, a 23.924,36 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,18%, a 7.635,03 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,65%, a 41.009,73 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,90%, a 14.536,60 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,40%, a 7.741,34 pontos.

(Com Reuters)

Mercado

BHP tem Recurso Negado em Caso de Colapso de Barragem em Mariana; Vale (VALE3) Envolvida na Joint Venture

A BHP teve negada nesta segunda-feira a permissão para recorrer de uma decisão que considera a mineradora responsável pelo colapso da barragem de Mariana (MG) em 2015, em um processo em Londres potencialmente avaliado em dezenas de bilhões de libras. O Tribunal Superior da Inglaterra decidiu em novembro que a BHP era legalmente responsável pelo […]

Mercado

Dólar Hoje: Estabilidade do Dólar no Brasil com Atenção a Ameaças Tarifárias dos EUA e Entrevista de Haddad

O dólar oscila perto da estabilidade nesta manhã de segunda-feira no Brasil, em uma sessão sem a referência dos Treasuries em função do feriado nos Estados Unidos, com investidores atentos aos desdobramentos das novas ameaças tarifárias do presidente norte-americano, Donald Trump, à Europa. Internamente, os agentes aguardam por entrevista ao vivo do ministro da Fazenda, […]

Mercado

Banco Central da Índia Propõe Vinculação de Moedas Digitais dos Brics para Reduzir Dependência do Dólar

O banco central da Índia propôs que os países do Brics vinculem suas moedas digitais oficiais para facilitar o comércio transfronteiriço e os pagamentos de turismo, o que poderia reduzir a dependência do dólar à medida que as tensões geopolíticas aumentam. O banco central indiano recomendou ao governo que uma proposta de conexão das moedas […]