Plataforma conecta projetos

Plataforma conecta projetos (Foto: Divulgação) Plataforma conecta projetos

A bhive é uma plataforma, que conecta os melhores profissionais de negócios com projetos de curto prazo em empresas na América Latina. O objetivo da bhive é proporcionar às empresas soluções aos desafios enfrentados em áreas como Finanças, Operações, Governança Corporativa, Marketing, Estratégia, entre outras. A bhive conta com especialistas cuidadosamente selecionados entre as trinta melhores escolas de negócios do mundo, bem como executivos sêniores de empresas renomadas, uma mistura de “hard” e “softskills”, provenientes de educação de excelência com comprovação em vários setores do mercado e da indústria. “Somos a primeira comunidade de especialistas independentes da América Latina e acreditamos no mercado brasileiro como “motor” das mudanças que a internet está trazendo para as empresas na região. Independentemente da crise, estamos crescendo em projetos no Brasil, principalmente pela maturidade do mercado brasileiro e pela necessidades que as empresas têm em relação a talento de ponta”, explica Leonardo Marchant, CEO da empresa. A bhive é comanda por quatro sócios, um brasileiro, uma venezuelana e dois argentinos.

Com foco no talento, a bhive nasceu na Colômbia em 2015 e está há um ano operando também na Argentina e no Brasil. A empresa prevê um faturamento de 10 milhões de dólares até o ano de 2018 e pretende abrir operação no Chile e Peru já em 2017. “Os investimentos da bhive estão alinhados às estratégias de negócios e mudam de acordo com o estágio da empresa, mas nosso objetivo é ter presença nas maiores economias da região. Para os próximos dois anos observamos a necessidade de investimento forte em tecnologia e marketing”, explica Adriana Peceno, Chief Marketing Officer da empresa.

A bhive conta atualmente com projetos na Argentina, Brasil e Colômbia, além de México e Chile, e conta com um banco de dados de mais de 700 especialistas das mais diversas áreas. A previsão é chegar a quatro mil em 2017 e vinte mil até 2018.

Apesar do modelo online, a equipe da bhive trabalha com seus clientes para definir os detalhes de cada projeto, como o escopo e objetivos antes de lança-los no sistema. Na plataforma é realizado o “match” dos possíveis especialistas para o projeto com base em requisitos do projeto e habilidades/experiência do especialista. O cliente final escolhe o especialista e a bhive recebe um percentual do valor do projeto como remuneração. Além de contar com os melhores profissionais de cada área, o cliente ainda tem a opção de decidir entre um especialista presencial ou remoto, tendência essa apoiada pela visão bhive.
Segundo Leonardo da bhive a competição entre os especialistas permite aos clientes encontrar não só os especialistas naquela matéria ou projeto, mas aquele que melhor se enquadre na filosofia de trabalho da empresa. “Entre os nossos diferenciais, destacamos os especialistas de negócios altamente qualificados, a flexibilidade para identificação de talentos para projetos de curta duração, além dos preços muito mais baixos que das consultorias tradicionais”, conclui Leonardo.

A bhive auxilia tanto clientes como especialistas a esclarecerem dúvidas sobre escopo, entregáveis do projeto, prazos e até preço. Também fazem uma avaliação ativa dos clientes e especialistas mensalmente para entender o fluxo do projeto e possíveis gargalos. “Nosso objetivo é reduzir a burocracia para os dois lados, para que se preocupem apenas com o problema a ser resolvido”, finaliza Leonardo. 


Os fundadores da bhive também se preocupam com o impacto social que os talentos da região podem gerar, e por isso existe uma seção de projetos “pro bono” na plataforma. Tais projetos são executados em conjuntos com as mais renomadas ONGs da América Latina, como Um Teto para meu país e Yunus Social Businesses, e trazem talento qualificado em gestão para ajudar as associações com projetos pontuais. Depois de alguns projetos com a bhive, Santiago Cano, gerente geral da Techo/Teto na Colômbia afirma: “Para a Teto Colômbia a possibilidade de contar com a bhive como um aliado estratégico nos permite contar com olhares de especialistas que agregam muito ao nosso trabalho e permite gerar um impacto positivo em todos os atores do processo, aumentando a eficiência (tanto de consultores como dos funcionários e voluntários) da Teto e aumentar nosso impacto nas regiões mais necessitadas”.

Um dado interessante, ainda segundo Leonardo, é que os especialistas da plataforma, durante o registro, são questionados se disponibilizariam algumas horas de seu tempo para ajudar projetos sociais. A maioria responde que sim. “A sensação é de que cada especialista pode ajudar com o que sabe fazer melhor e a bhive tem uma grande honra de poder fazer isso acontecer.”

(Redação – Agência IN)