Grant Thornton utiliza tecnologia da Taxweb para gestão fiscal

Grant Thornton utiliza tecnologia da taxweb para gestão fiscal (Foto: Divulgação) Grant Thornton utiliza tecnologia da taxweb para gestão fiscal

A Grant Thornton é uma das cinco maiores empresas globais de auditoria, impostos e consultoria. A companhia está presente em mais de 142 países e seu faturamento global ultrapassa os R$ 4,5 bilhões. No Brasil são mais de 1.200 funcionários da empresa, que tem mais de 20 anos de existência no mercado. Em sua carteira de clientes há companhias de médio até grande porte, dos mais diversos segmentos da economia, seja do setor privado, público ou de capital aberto. O grande objetivo da Grant Thornton é apoiar organizações dinâmicas a liberarem seu potencial de crescimento, oferecendo recomendações significativas, voltadas para o futuro.


A Grant Thornton buscou a TaxWeb, empresa líder no desenvolvimento de softwares com conteúdo aplica­do para a eficiência tributária e compliance fiscal, para apoio ao atendimento de seus clientes. As principais demandas eram voltadas para o controle preventivo do vencimento das obrigações fiscais acessórias e impostos, captura e armazenagem de arquivos XML, bem como a busca por uma ferramenta que permitisse garantir a integridade e conformidade das informações de seus clientes antes do envio ao Fisco. E foi então, que três ferramentas da TaxWeb foram adquiridas: TaxTime, que estrutura um workflow de entrega de obrigações fiscais acessórias; o TaxCenter, que faz a captura e armazenamento de XML e o Multiaudit, que faz validação e cruzamento das obrigações acessórias de forma preventiva.

A Grant Thornton sempre se preocupou em manter a conformidade de todos os processos fiscais de seus clientes. “Fizemos uma seleção com outras empresas, e dentre todas, a TaxWeb foi a que melhor apresentou um portfólio que conseguisse sanar os nossos problemas. Costumamos dizer que a TaxWeb é uma grande parceira da Grant Thornton”, relata Diogo Braga, gerente fiscal da Grant Thornton.

Antes da contratação da TaxWeb, muitos controles eram feitos manualmente e a implantação do TaxTime trouxe automatização de todos esses processos e minimização de possíveis erros, além de facilitar a gestão. Era realizado também um trabalho de conferência dos XML’s capturados pelo parceiro anterior, e muitas vezes falhas eram comuns. Com a confiabilidade gerada pelos produtos contratados, os ganhos foram de processo e também de tempo, sendo possível focar nas demais atividades da companhia.

“É muito comum que empresas passem pelo mesmo problema que a Grant Thornton passou, o de ter uma ferramenta e ainda assim precisar dedicar tempo a conferir o que deveria ser automatizado. No segmento fiscal e tributário, alterações legais são publicadas diariamente, e se não acompanharmos tais mudanças, a companhia corre risco sério de multas”, afirma Marcelo Simões, Diretor de Operações da TaxWeb.

Hoje, a área fiscal da Grant Thornton conta com aproximadamente 100 colaboradores, e todos utilizam as ferramentas da TaxWeb. Apesar de já possuírem vários tipos de controle anteriormente, as ferramentas da TaxWeb proporcionaram ganhos de produtividade, e principalmente, de qualidade em relação ao armazenamento e envio de dados ao Fisco.

De acordo com Braga, esse ganho de produtividade foi um grande aliado na operação da Grant Thornton. “Hoje nós conseguimos nos antecipar, identificando erros antes de transmitir informações ao Fisco. Nosso trabalho se tornou muito mais eficaz e os nossos clientes estão em compliance. Temos um sistema de gestão empresarial para processar informações contábeis e em paralelo a TaxWeb entra com a tecnologia preventiva”, finaliza. A companhia multinacional está com projetos futuros de ampliar o uso dos produtos da TaxWeb para as demais áreas da companhia.

(Redação – Agência IN)