Apple deve lançar no mercado um fone de ouvido com sensor biométrico

  •  
Apple deve lançar no mercado um fone de ouvido com sensor biométrico Foto: Divulgação Apple deve lançar no mercado um fone de ouvido com sensor biométrico

No dia 04 de dezembro de 2018 foi concedida uma patente para um novo fone de ouvido da fabricante de eletrônicos Apple.

Dito fone de ouvido, revelado na patente US10149041, terá a dupla função de tocar música ao usuário e coletar dados biométricos tais como: temperatura corporal; batimentos cardíacos e nível de oxigenação do sangue de seu usuário.

Segundo a fabricante, a grande inovação do sensor biométrico instalado junto ao fone de ouvido é o fato de que, por não ser invasivo e estar constantemente em contato com a pele do indivíduo, o novo fone da Apple deverá ser usado com assiduidade muito maior do que a constância de uso dos medidores de frequência cardíaca tradicionais.

Ainda segundo a Apple, um dos sensores previstos para o novo aparelho é o photoplethysmogram, um sensor que emite uma luz em direção à pele do usuário e mede a reflexividade desse padrão luminoso, para aferir o perfil do fluxo sanguíneo pela pele do usuário.

Com base na percepção do fluxo sanguíneo na pele, é possível inferir dados como: frequência cardíaca; volume da circulação sanguínea e frequência respiratória do usuário. Computando esses valores em um algorítimo é possível traçar diagnósticos e determinar soluções para melhorar a saúde do usuário. Um possível output de um app associado ao referido fone seriam mensagens diretas ao usuário ou a criação de um histórico para análise de um médico no futuro.

Para identificar se os fones de ouvido estão sendo utilizados em um dado momento, sensores de temperatura comparam a temperatura coletada na superfície externa do fone com a temperatura ambiente. Alternativamente, um sensor de proximidade (emissor + coletor de infrared) pode detectar o contato dos fones com a orelha do indivíduo.

"O campo tecnológico relacionado à área de monitoramento da saúde humana vem crescendo bastante e soluções como esta tendem a contribuir significativamente com a qualidade de vida do usuário de aparelhos eletrônicos" é o que diz Ari Magalhães, criador do blog Consultor em Patentes.

Ainda não existe previsão do lançamento dos referidos fones no mercado.

(Redação - Investimentos e Notícias)