Médicos aumentam a presença online por meio de plataformas online de marcação de consulta

Médicos aumentam a presença online por meio de plataformas online de marcação de consulta Foto: Divulgação Médicos aumentam a presença online por meio de plataformas online de marcação de consulta

Consideradas como a melhor solução disponível no mercado, as plataformas online de marcação de consultas médicas se expandem no Brasil. O motivo é simples. Por meio delas, a distância entre médicos e pacientes encurtou significativamente e agora pode ser medida em cliques, garantindo rapidez e praticidade no atendimento, inclusive, na própria casa do paciente e em tempo recorde.

Nada de deixá-lo ouvindo musiquinha indefinidamente ao telefone, enquanto espera que a atendente do consultório termine outra ligação para marcar a consulta. Nada de deixá-lo aguardando dias e até meses pelo tão necessário atendimento. Com as plataformas online de marcação de consultas, como a oferecida pela Beep Saúde que garante atendimento médico em até três horas, o paciente só precisa ter acesso a um computador, celular ou tablet para agendar o atendimento com o médico de sua escolha e que melhor atenda suas necessidades de saúde.

Nas plataformas de consulta para atendimento médico domiciliar, tão logo é acionado por meio da própria ferramenta, o médico é orientado a entrar em contato com o paciente, a fim de entender a demanda e, se for o caso, levar consigo os equipamentos de que precisará para realizar o atendimento. A proximidade entre médico e paciente, o conhecimento da realidade em que o paciente vive e de seu modo de vida são elementos que podem interferir favoravelmente no diagnóstico e tratamento, trazendo melhorias nas condições de saúde, fidelizando o paciente.

Aumento do nível de satisfação e fidelização
Disponíveis também como aplicativos para celulares e tablets, as plataformas de marcação de consulta contribuem para aumentar o nível de satisfação do paciente em relação ao médico, ampliando as oportunidades de fidelização.

Estudos recentes mostram que nove em cada dez brasileiros têm um celular, sendo que 57% da população já possuem smartphone. Por isso, oferecer aos pacientes a opção de ser encontrado facilmente por este meio de comunicação cada vez mais popular é a melhor forma de os médicos reduzirem com agilidade e eficiência a distância que os separa da clientela.

Com a expansão do uso dos celulares, as plataformas colocam o médico, literalmente, na palma da mão de seus potenciais pacientes e colaboram para que o profissional siga atualizado com as mais modernas práticas e tecnologias que envolvem a cadeia de negócios dos serviços em saúde. Ou seja, essa ferramenta tem a incrível capacidade de atualizar o médico tecnologicamente, ao mesmo tempo, em que potencializa sua oportunidade de atendimento.

Meio de divulgação
Plataformas de marcação de consultas também constituem uma excelente oportunidade para a divulgação dos serviços oferecidos pelo médico, bem como de suas credenciais e preparo profissional.

Por meio delas, o paciente tem acesso a informações sobre a formação profissional e a experiência profissional do médico, o que o diferencia de seus concorrentes e o gabarita a ganhar a confiança e a atenção do paciente no momento da escolha pelo atendimento.

Bem diferente de outros meios, como as tradicionais listas telefônicas, as plataformas online de marcação de consulta oferecem aos médicos a possibilidade de incluírem foto e outros canais de acesso a seus serviços, facilitando para que seja encontrado. Além disso, essas informações podem ser atualizadas em tempo real pelo próprio médico.


Redução de custos e melhorias na rotina
As plataformas também trazem excelentes ganhos para melhorar a conhecida e atribulada rotina dos médicos, impactando diretamente nos custos que mantêm para exercer sua profissão. Com o atendimento telefônico de sua clínica ou consultório desafogado pelas marcações de consulta online, atendentes e secretárias podem dar mais atenção aos pacientes e aos consultórios, contribuindo para que o fluxo de trabalho transcorra de forma mais harmoniosa, sem tantos atropelos. A adesão às plataformas e/ou aplicativos também age como uma excelente alavanca para novas consultas.

Outra grande vantagem para o médico aderir às plataformas online de marcação de consultas, está na redução de perdas (tempo e receita) provocadas pela ausência do paciente anteriormente agendado. Pesquisas feitas com clientes de planos de saúde mostram que a maioria dos pacientes que não comparecem ao consultório médico na data agendada apresenta o esquecimento como justificativa.

Por isso, as plataformas de consulta médica informam periodicamente, sobre a consulta agendada, contribuindo para combater a causa mais comum da ausência nos consultórios e clínicas e, até mesmo, em atendimentos domiciliares. É a tecnologia a serviço cada vez mais da qualidade em saúde.

(Redação - Agência IN)