Legumes podem prevenir doenças oculares e perda de visão

  •  
Legumes podem prevenir doenças oculares e perda de visão Foto: Divulgação Legumes podem prevenir doenças oculares e perda de visão

Sabe aquela história de vovó que manda os netos comerem cenoura para não precisarem usar óculos? Pois ela tem razão. Ter uma alimentação rica em vitaminas é importante para o bom funcionamento do corpo na qualidade da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos no Brasil, são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma - lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. O tratamento também inclui a boa alimentação.

Dr. Adelmo Jesus, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que existem alimentos que fortalecem a retina e outras estruturas dos olhos, como cristalino e córnea. “É importante ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C, E, ômega 3 e betacaroteno, pois ajudam na prevenção de doenças oculares”, explica. O médico reforça que este tipo de alimentação estimula a boa circulação sanguínea. Assim, todas as estruturas oculares, principalmente a retina, recebem bastante oxigênio, possibilitando a visão saudável.

A cenoura, tão recomendada pelos pais e avós, é importante por conta do betacaroteno – substância que é capaz de se transformar em vitamina A após sofrer algumas reações químicas no organismo. Ele pode ser encontrado principalmente em vegetais e frutas de coloração amarela e verde. “Alimentos como peixe - rico em ômega 3, a gordura essencial para a saúde ocular –, cenoura, brócolis, laranja, espinafre, influenciam para não formação de lesões no fundo do olho, como a degeneração macular, por exemplo”, pontua.

Má alimentação

Tudo o que faz bem ao corpo, em termos de alimentação, também contribui para a saúde ocular. Retirar gordura trans, carne vermelha, embutidos, sal e açúcar também pode ser benéfico. “O paciente que possui hábitos de ingerir gordura e fritura, ou que consome álcool com muita frequência, tem mais tendência a desenvolver catarata - lesão ocular que pode causar cegueira”, avalia.

Além disso, o médico reforça que a saúde dos olhos não depende somente da alimentação. “É sempre recomendável que se evite exposição direta aos raios luminosos, principalmente no período de 9h da manhã até às 16h”, completa.

(Redação - Agência IN)