Artigos Especiais

Artigos Especiais (5)

Reforma da Previdência: aposentadoria abaixo do salário mínimo com capitalização

A nova proposta da reforma da Previdência brasileira deverá ser mais rígida. E a aposentadoria poderá ficar abaixo do salário mínimo, com as novas regras da capitalização. O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o novo texto a ser enviado ao Congresso Nacional em fevereiro vai incluir um regime de capitalização. O novo modelo prevê que cada pessoa é responsável por acumular sua própria reserva para a aposentadoria e será válido para quem vai entrar no mercado de trabalho. Hoje, o regime é de repartição, os mais jovens contribuem para a aposentadoria das gerações futuras e no qual há um teto para o benefício. Para quem não conseguir poupar, o governo garantiria uma renda mínima, menor do que o salário mínimo e maior do que o Bolsa Família.

LULA: Um ministro salvador?

O clima político, no Brasil, está em ebulição, ora são as informações acerca do Governo Dilma, ora os desdobramentos da Operação Lava Jato; ora, infelizmente, a conjugação destas duas. Há alguns dias, especialmente, que reclamam atenção. Domingo, 13 de março e hoje, 16 de março: no primeiro caso, a maior manifestação de rua contra um governo da história de nosso país, agora, a propalada – mas, ainda, não confirmada – ida de Lula para um ministério de Dilma (provavelmente, a Casa Civil). São poucos os dias que separam estes dois eventos: os protestos e um novo ministro anunciado. O hiato, todavia, é menos importante do que a percepção geral de que nem a Presidente e nem seu partido, o PT, entenderam o inequívoco recado dado pelos manifestantes.

Já virou pizza

Artigo de Carlo Barbieri - Março de 2015

Se alguns brasileiros ainda curtiam alguma esperança de que há uma saída institucional para a nossa crise, seguramente os fatos de uma forma explicita demonstram que o trabalho do hercúleo juiz de Curitiba terá efeito efêmero. A manobra brilhante de colocar na presidência do processo no STF o Ministro Dias Toffoli enterrou o processo antes mesmo de ser iniciado.

 

 

Assinar este feed RSS