Toner originais e remanufaturados: custo x benefícios

  •  
Toner originais e remanufaturados: custo x benefícios Foto: Divulgação Toner originais e remanufaturados: custo x benefícios

Na hora de fazer qualquer compra, especialmente em tempos de crise, nosso primeiro instinto é sempre procurar o preço mais baixo. Afinal, economia é um fator importante, quer você esteja comprando produtos para sua casa ou sua empresa. O gasto com toners e cartuchos de tinta geralmente ocupa cerca de 60% do orçamento de uma empresa com materiais de escritório, e economizar nesses suprimentos pode fazer uma diferença enorme nos seus gastos anuais – e, consequentemente, nos seus ganhos.

Porém, o cálculo do que sai “mais barato” não é tão simples quanto a gente imagina, especialmente quando o assunto é toner para a sua impressora. Você deve olhar além do preço final ao consumidor e também considerar o valor agregado do produto. Mais do que isso, você tem que levar em consideração a relação custo x benefício, já que muitas vezes o barato pode sair muito caro.

De um lado, você tem os toners originais, como esses. Eles custam mais que os modelos remanufaturados, é verdade, mas podem se tornar muito mais baratos quando comparamos suas qualidades. Entre as vantagens do toner original, está sua capacidade de imprimir milhares de cópias sem necessidade de substituição. E quando você compra um produto desses, você já sabe exatamente quanto tempo vai durar – já que existe a norma ISO / IEC que informa ao consumidor a capacidade de cada cartucho de toner original.

Outra vantagem do cartucho original é que com ele diminui consideravelmente a necessidade de reimpressões (e consequente desperdício de recursos como toner, papel e energia elétrica), já que você tem a garantia de estar usando um produto de qualidade que não vai gerar impressões com manchas, linhas e outros defeitos. Falando em defeito, com o toner original também aumenta a vida útil da sua impressora, e diminui a necessidade de manutenção e até substituição do seu equipamento de impressão.

Por outro lado, você pode comprar cartuchos de toner remanufaturados, que custam muito menos. Mas essa economia não compensa em longo prazo, já que você não tem nenhuma garantia em relação à procedência desses produtos. Toners remanufaturados duram muito menos, exigem substituição constante e ainda por cima podem causar danos ao seu equipamento de impressão. Se você considerar os custos com reimpressões, manutenções e substituições, verá que o barato pode custar muito caro.

Portanto, siga a nossa dica: mais do que o preço, considere a qualidade dos cartuchos de toner antes de fazer a sua escolha.

(Redação - Agência IN)