ThyssenKrupp firma parceria com a XRT Steel Group no Brasil

  •  
O acordo de operação foi fechado com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro toda a linha de aços especiais de alta resistência mecânica e à abrasão Foto: Divulgação O acordo de operação foi fechado com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro toda a linha de aços especiais de alta resistência mecânica e à abrasão

De olho no mercado brasileiro e nas tendências da indústria, a ThyssenKrupp Steel Europe, que produz cerca de 12 milhões de toneladas de aço por ano, acaba de fechar um acordo de exclusividade no Brasil com a empresa XRT Steel Group. O acordo de operação foi fechado com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro toda a linha de aços especiais de alta resistência mecânica e à abrasão, usados nas linhas automotivas, de componentes rodoviários, fabricação de guindastes, mineração e equipamentos da linha amarela.

Os aços estruturais de alta resistência N-A-XTRA e XABO são usados principalmente em estruturas soldadas, que exigem baixo peso e máxima resistência. A redução de peso é particularmente importante para o mercado brasileiro, nos segmentos de veículos comerciais e guindastes móveis de construção, onde as dimensões, cargas de eixo e peso total dos veículos são limitados pela Lei da Balança.

'O mercado de aços de alta resistência no Brasil ainda tem grandes oportunidades de expansão. Temos muito a explorar, com confiança na tecnologia e na qualidade dos produtos da ThyssenKrupp.' comenta José Maurício Dieguez, Diretor Comercial da XRT Steel Group.

A partir de agora, os fabricantes brasileiros terão acesso a toda linha de aços planos especiais da ThyssenKrupp, desde aços estruturais em geral, passando pelos aços para fabricação de vasos de pressão, construção naval, fabricação de tubos de grande diâmetro até os aços especiais de alta resistência. Nessa categoria, destaque para os aços temperados N-A-XTRA com uma resistência mínima de 700 MPa e os aços XABO com resistência de até 1.300 MPa utilizados em equipamentos de alta performance como guindastes móveis. A linha traz o aço PERFORM de baixa liga, com resistência mínima de 700 MPa utilizado na construção de veículos comerciais leves, implementos rodoviários, pequenos guindastes, entre outros. Há também o XAR, aço estrutural resistente ao desgaste com dureza de até 600 Brinell, utilizado em máquinas de construção, mineração, grandes equipamentos de pavimentação, e o SECURE, utilizado para blindar veículos e edifícios contra ameaças balísticas.

A ThyssenKrupp está presente em 80 países, com mais de 155 mil colaboradores, sendo reconhecida mundialmente pela qualidade e sustentabilidade de seus produtos, além da tecnologia e inteligência industrial aplicadas em seus diversos negócios. Empresa diversificada, a ThyssenKrupp faturou em 2014 globalmente € 41,4 bilhões - resultado de investimentos e expansões comerciais em todo o mundo. No Brasil desde 1837 e com mais de 12.000 colaboradores, atua no desenvolvimento de soluções e materiais para os segmentos de siderurgia, automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa.

A ThyssenKrupp Steel Europe é uma das principais fornecedoras de aço plano do mundo. Com quase 26.000 colaboradores, a empresa produz aproximadamente 12 milhões de toneladas de aço bruto por ano, sendo a maior fabricante da Alemanha. O foco da empresa está na produção de aço de alta qualidade para aplicações inovadoras. Sua expertise engloba soluções customizadas, serviços e aplicações para uma vasta gama de indústrias, incluindo a automotiva, de engenharia, veículos especiais, embalagens, entre outras.

Além das unidades fabris na Europa, a ThyssenKrupp possui uma unidade siderúrgica no Rio de Janeiro, a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), que fabrica placas de aço premium para clientes nas Américas do Norte e do Sul. A ThyssenKrupp CSA começou a operar em 2010 e é um dos mais modernos complexos siderúrgicos no Brasil, com capacidade de produção de 5 milhões de toneladas de aço/ano, além de ser uma das maiores exportadoras do país.

(Reação - Agência IN)