ThyssenKrupp aposta em alta performance e redução de custos

  •  
ThyssenKrupp aposta em alta performance e redução de custos Foto: Divulgação ThyssenKrupp aposta em alta performance e redução de custos

Soluções inovadoras que reduzem custos e aumentam a performance em minas, além de aplicações para novos mercados são o foco da ThyssenKrupp na Exposibram 2015 – Exposição Internacional de Mineração –, que será realizada de 14 a 17 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Durante o evento, considerado o maior do setor de mineração da América Latina com 500 expositores e mais de 50 mil visitantes, a empresa lançará soluções para o desenvolvimento de plantas e sistemas de mineração e fará apresentações técnicas.

No dia 16 de setembro, às 18h00 (Sala 9 – Foyer), a ThyssenKrupp levará para a feira a apresentação de especialistas internacionais da empresa com três temas:

Novas tecnologias para sistemas contínuos de mineração. O caminho certo para melhorar a performance e reduzir custos, com apresentação do Dipl.-Ing Branislav Lalik, gerente de vendas da Resource Technologies na Alemanha;

Equipamentos de Processos, que abordará a nova gama de Standard Machines (britadores e peneiras) destinada a mineradoras de pequeno e médio porte e ao setor de construção, apresentada pelo Dr.-Ing. James Varela, gestor de projetos da Resource Technologies no Brasil e Norbert Homann, gerente de vendas na Alemanha;

Inovações, com o Dr.-Ing. Roland Obretinow, gerente técnico da Resource Technologies no Canadá, que apresentará três soluções: o Skip Conveyor, sistema patenteado de transporte de minério baseado em um conjunto de caçambas (skips) tracionadas por guinchos eletromecânicos, que operam a uma inclinação de até 75 graus entre a base e o topo da mina, reduzindo o uso de caminhões; as Recuperadoras de Rodas de Caçambas Bilabiais do tipo Ponte, que eliminam o tempo de intervenção no equipamento e aumentam a sua disponibilidade operacional, já que não precisa reverter a caçamba - um processo que pode durar até 6 horas; e a Recuperadora de Arraste do tipo Portal, mais flexível, que é capaz de recuperar minério de ferro em diferentes pilhas no mesmo pátio (a nova tecnologia, em fase conceitual de projeto).

Destaque com lançamento do Skip Conveyor

O Skip Conveyor é a mais nova tecnologia voltada para a redução do uso de caminhões no transporte de minério em minas a céu aberto. Tradicionalmente, o transporte de minério é realizado por caminhões com capacidade de carga de 30 a 400 toneladas a uma velocidade média de 15 a 20 km/h, em grande parte por vias não pavimentadas e sinuosas com inclinações de até 9% até o topo da mina. Nesse caso, os caminhões totalmente carregados dirigem-se para a planta de britagem no topo ou área de deposição fora da cava. Após a descarga, os caminhões vazios voltam para frente da lavra por outra via, um ciclo que pode durar em média entre 20 e 40 minutos.

Para evitar esse processo, a ThyssenKrupp desenvolveu o Skip Conveyor, um sistema patenteado de transporte de minério baseado em um conjunto de caçambas tracionadas por guinchos eletromecânicos, que operam a uma inclinação de até 75 graus entre a base e o topo da mina. Além de reduzir o uso de caminhões, o Skip Conveyor apresenta outras vantagens:

Capacidade de transporte: duas caçambas (skip) transportam 136 toneladas de minério/estéril, enquanto que no método tradicional podem ser necessários em média 7 caminhões para transportar a mesma carga, dependendo da distância de transporte;

Como um elevador de carga, uma caçamba (skip) carregada sobe ao topo, enquanto a vazia desce simultaneamente para a região de carregamento;

Em aproximadamente 25 segundos, o material é descarregado da caçamba diretamente no britador. Enquanto isso ocorre, a segunda caçamba já está sendo abastecida na parte inferior da mina;

Redução de até 29.000 kg de emissões de CO2 por dia em comparação ao sistema de transporte tradicional realizado por caminhões (considerando uma mina a céu aberto - 2.000 t/h de minério, nível da mina 0 a 200 m).

Legado para a mineração brasileira

Desenvolvendo negócios no setor de mineração brasileiro desde a década de 70, a ThyssenKrupp também mantem uma longa história de pioneirismo na fabricação e recuperação de rolamentos de grande porte, sendo uma das únicas empresas do mundo capazes de produzir um rolamento customizado com até 8.000 mm de diâmetro, utilizado em recuperadora de minério, retomadoras de pátio e outras aplicações. Um de seus projetos referência no setor foi feito em uma planta da ArcelorMittal: um rolamento especial de 5.000 mm instalado em uma recuperadora de minério.

Os rolamentos da ThyssenKrupp se destacam pelo tempo de vida útil: alguns instalados no Brasil há mais de 40 anos ainda estão em pleno uso. A empresa também desenvolve projetos customizados de acordo com o tempo de vida útil desejado para a planta.

O novo Service Center em Minas Gerais

A ThyssenKrupp desenvolveu um centro de serviços próximo aos seus clientes, no distrito industrial de Santa Luzia (MG). Em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, o Service Center é o mais avançado projeto dedicado à modernização e renovação de equipamentos de processamento para a indústria de cimento, mineração e energia, além de prover a manutenção e suporte ininterruptos.

O local contará com uma oficina de alta tecnologia especializada no tratamento de peças de grande porte e complexas para as principais atividades da mineração – equipamentos de processo e manuseio – e para outros segmentos da indústria. Também serão realizadas inspeções de plantas e pacotes completos de serviços de manutenção, que incluem reparos no local, gestão de parada, alterações, otimização e atualizações de máquinas, bem como logística de transporte.

(Redação - Agência IN)