Startup Lumiun cria solução de controle de acesso à internet para PMEs

  •  
 Tecnologia aumenta a segurança na internet e contribui na produtividade da equipe Foto: Divulgação Tecnologia aumenta a segurança na internet e contribui na produtividade da equipe

A Lumiun Tecnologia desenvolveu uma solução simples e de baixo investimento para o gerenciamento do acesso à internet em pequenas e médias empresas. A solução busca solucionar dois problemas comuns dos gestores atualmente: proteger os dados da empresa contra ameaças na internet e aumentar a produtividade dos colaboradores.



A falta de gestão no acesso à internet pode causar sérios danos para as empresas, como perda de dados a partir de falhas de segurança, vírus e malwares, assim como a queda na produtividade causada pelo desperdício de tempo dos colaboradores na internet, desperdício este que pode chegar a 15% do tempo de trabalho dos profissionais.

Heini Geib, CEO da Lumiun, comenta que a solução foi criada pensando em preencher uma lacuna clara do mercado, a necessidade das pequenas empresas por soluções de segurança acessíveis. “Empresas menores têm dificuldade em adquirir soluções de segurança e controle de navegação, já que o investimento muitas vezes é alto, além de ser necessário constante manutenção, atualizações e um profissional de tecnologia especializado. Criamos a Lumiun para que todos os gestores possam gerenciar o uso da internet de forma simples e eficiente”.

O serviço é facilmente instalado na empresa, basta instalar o Lumiun Box na rede, sem precisar de qualquer tipo de configuração. Todo o gerenciamento é realizado em um painel de controle acessível na web, com interface simples e intuitiva.

É possível implementar diferentes políticas de acesso à internet, por exemplo, para bloquear conteúdos inadequados como pornografia ou redes sociais, basta marcar o botão para a categoria desejada. As regras podem ser flexíveis, por usuários, equipamentos e horários. Além disso, o sistema gera relatórios analíticos sobre o uso da rede, permitindo ao gestor tomar decisões assertivas no sentido de otimizar a segurança e a produtividade da empresa na internet.

Para verificar o quanto a empresa perde com as horas de entretenimento dos colaboradores na internet, a Lumiun desenvolveu uma ferramenta gratuita que permite simular o custo do desperdício de tempo nas empresas, que pode ser acessada em: www.lumiun.com/calculo-desperdicio.

A Lumiun já conta com clientes em todos estados do sul e sudeste do Brasil e tem o objetivo de ampliar a operação, aumentando o número de clientes em 160% até o final de 2016. “Com a Lumiun controlamos o uso da internet em todas as unidades da empresa, com o gerenciamento integrado reduzimos custos de deslocamento e manutenção, além de aumentar a produtividade da equipe em 12%”, diz Rodrigo Florentino, gestor de TI no Sicoob Coopcred.

Já André Faria, sócio-diretor na Bluesoft, relata que “a Lumiun oferece segurança e monitoramento de navegação de forma simples e prática com relatórios completos e analíticos sobre o uso da internet em nossa empresa”.

“O retorno do investimento com o serviço é rapidamente percebido pelos gestores, por meio do aumento do foco e produtividade dos colaboradores e menor incidência de problemas de segurança”, finaliza Geib.

(Redação - Agência IN)