França Endurece Controles de Importação de Alimentos para Proteger Agricultores e Garantir Segurança Alimentar - Investimentos e Notícias França Endurece Controles de Importação de Alimentos para Proteger Agricultores e Garantir Segurança Alimentar - Investimentos e Notícias
Política

França Endurece Controles de Importação de Alimentos para Proteger Agricultores e Garantir Segurança Alimentar

  • 04/01/2026 - 11h05
  • Atualizado 3 dias atrás
  • 2 min de leitura

O governo francês anunciou no domingo a intensificação dos controles sobre diversas importações de alimentos, numa tentativa de apaziguar as preocupações dos agricultores que protestam contra o que consideram concorrência desleal de países com regulamentações mais flexíveis.

Os agricultores franceses têm protestado contra um acordo comercial europeu planejado com o Mercosul e contra outras questões, incluindo medidas para conter uma doença do gado.

A ministra da Agricultura, Annie Genevard, afirmou que os controles mais rigorosos garantirão que os alimentos provenientes de fora da UE não contenham substâncias proibidas em alimentos produzidos no bloco.

Um decreto será publicado em breve anunciando a suspensão das importações de alguns produtos alimentícios que já se sabe conterem essas substâncias, acrescentou ela.

“As importações, independentemente de sua origem, devem estar em conformidade com nossos padrões. A França está dando o exemplo na Europa ao emitir este decreto sem precedentes que abrange mais de uma dezena de produtos alimentícios”, escreveu Genevard no X.

Produtos Atingidos pelo Decreto

  • Melões
  • Maçãs
  • Damascos
  • Cerejas
  • Morangos
  • Uvas
  • Batatas
  • Abacates
  • Mangas
  • Goiabas
  • Certas frutas cítricas

O primeiro-ministro Sébastien Lecornu afirmou anteriormente que qualquer produto importado que apresente traços desses herbicidas e fungicidas — nomeadamente mancozeb, glufosinato, tiofanato-metílico e carbendazim, proibidos na Europa — não será permitido na França.

Alemanha e Espanha apoiam o acordo com Mercosul, mas os opositores na França afirmam que o acordo comercial levaria à importação barata de produtos sul-americanos, principalmente carne bovina, que não atendem aos padrões ambientais e de segurança alimentar da União Europeia.

“Proteger nossos agricultores, garantir a saúde dos franceses e combater qualquer forma de concorrência desleal, assegurando que nossas regras sejam respeitadas, é inegociável. Cabe à Comissão Europeia garantir que isso seja generalizado. Se necessário, faremos isso novamente”, acrescentou Genevard.

(Com Reuters)

Política

Incertezas sobre Cotas de Importação de Carne Bovina Brasileira para a China Causam Preocupação no Setor

O governo brasileiro ainda não sabe se a carne bovina em trânsito para a China será considerada parte das novas cotas de importação que foram anunciadas por Pequim na semana passada, disse uma autoridade nesta terça-feira. Herlon Brandão, chefe do departamento de estatísticas do Ministério do Comércio do Brasil, afirmou que os volumes de carne […]

Política

Democratas Acusam Republicanos de Encobrirem Ataque ao Capitólio em Aniversário de 5 Anos

Cinco anos após o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos, democratas do Congresso acusaram os republicanos de “encobrirem” a história, enquanto o presidente Donald Trump fazia um discurso otimista a parlamentares aliados com pouca menção ao motim de seus apoiadores. Os eventos contrastantes estamparam o equilíbrio de poder em […]

Política

Discussões sobre Aquisição da Groenlândia pelos EUA Reacendem Interesse Estratégico no Ártico

O presidente norte-americano, Donald Trump, e sua equipe estão discutindo meios para a aquisição da Groenlândia e a utilização das forças militares dos EUA para promover o objetivo é “sempre uma opção”, disse a Casa Branca nesta terça-feira. A ambição de Trump de adquirir a Groenlândia como um centro estratégico dos EUA no Ártico, onde […]

Política

Suprema Corte dos EUA Avalia Legalidade das Tarifas Globais de Trump em Caso de Grande Impacto Econômico

6 Jan – A Suprema Corte dos Estados Unidos deve emitir decisões na sexta-feira ao avaliar casos com grandes implicações nacionais e mundiais, incluindo a legalidade das abrangentes tarifas globais do presidente Donald Trump. O tribunal indicou em seu site nesta terça-feira que pode divulgar decisões quando seus integrantes tomarem seus assentos durante uma sessão […]