Projeto da Petrobras cria núcleos para reciclagem de lixo eletrônico

  •  
Projeto da Petrobras cria núcleos para reciclagem de lixo eletrônico Divulgação

O projeto Eco-Electro – Reciclagem de Eletrônicos é patrocinado pela Petrobras e foi criado pelo Instituto GEA e  o Instituto Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo (LASSU-USP), e está em sua segunda fase. A meta da iniciativa é transformar 9 cooperativas de catadores de materiais recicláveis em Núcleos de Reciclagem de Resíduos Eletrônicos, os NUREs. Estes são modelos profissionalizados no que diz respeito ao tratamento dos resíduos eletrônicos.

Para Ana Maria Luz, presidente do Instituto GEA, a ação tem como principal objetivo criar cooperativas que sejam referência para o resto do Brasil, a fim de mostrar que esta modalidade de reciclagem é possível e pode ser replicada, e que. Ana ressalta que, além de diminuir a quantidade de resíduos produzidos, pode ser uma maneira bastante rentável no caso dos catadores cooperados.
A nova fase do projeto deu início após dois anos de uma série de cursos sobre como manipular e reciclar os lixos eletrônicos, que ocorreram em 2011 e 2012. A nova etapa do projeto Eco-Eletro pretende aumentar a renda dos 315 integrantes das cooperativas selecionadas, as quais ficam situadas na Região Metropolitana de São Paulo e no Noroeste Paulista.
Os catadores vão ser capacitados a remontar computadores, por meio dos cursos de remanufatura promovidos pela USP, as cooperativas terão toda sua infraestrutura consolidada, fornecendo imobiliário e equipamentos necessários.

(Redação- Agência IN)