Produção industrial da Alemanha recua 4% em agosto

  •  
Produção industrial da Alemanha recua 4% em agosto (Foto: Divulgação) Produção industrial da Alemanha recua 4% em agosto

A produção industrial da Alemanha caiu 4% em agosto na comparação com o mês anterior, um resultado que ameaça o crescimento e alimenta os temores de uma recessão técnica da maior economia europeia.

A queda, anunciada pelo Escritório Federal de Estatísticas, ficou muito acima do previsto pelos analistas e é mais um dado negativo, ao lado do retrocesso de 5,7% em agosto dos pedidos industriais.

"É uma notícia ruim para o crescimento no terceiro trimestre, depois que a economia alemã ficou estagnada no segundo, quando o Produto Interno Bruto (PIB) registrou contração de 0,2%", comentou Johannes Gareis, economista da Natixis.
A boa saúde do mercado de trabalho - com índice de desemprego estável em 6,7% - e do consumo devem permitir uma compensação do resultado ruim da indústria, segundo Carsten Brzeski, economista da seguradora ING.

"Mas é muito cedo para dizer se isto será suficiente para evitar uma recessão técnica, ou seja, uma contração no terceiro trimestre de pois da queda entre maio e junho", completou.

O ministério da Economia publicará na próxima semana a atualização das previsões de crescimento do governo para 2014 e 2015.

Os principais bancos do país ajustaram suas previsões, como o Deustche Bank, que prevê um avanço de 1,5% do PIB alemão para este ano.

(Redação com AFP – Agência IN)