Preços nos supermercados paulistas caem, revela APAS

  •  
Preços nos supermercados paulistas caem (Foto: Divulgação) Preços nos supermercados paulistas caem

Os preços nos supermercados de São Paulo tiveram queda de 0,24% em agosto em comparação com o ano anterior, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS). Esta é a terceira queda consecutiva (Junho-0,09%; Julho -0,44%). Mesmo diante de uma redução no mês, o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), calculado pela Fipe/APAS, atingiu 4,34% no acumulado de janeiro a agosto.

De acordo com o gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, no acumulado em 12 meses a alta nos preços atingiu 6,51%.

A título de comparação com agosto de 2013, os preços naquele mês apresentaram queda de 0,24%. A inflação acumulada era de 2,19% e a inflação em 12 meses era de 7,16%. Deste modo, a evolução dos preços de alimentos e bebidas nos últimos três meses têm se mostrado mais estável, contribuindo para a desaceleração da inflação no acumulado do ano.

A redução nos preços em agosto foi influenciada de maneira expressiva pela queda nos preços das frutas, legumes e verduras, que apresentaram retração de 1,60% no mês.

Apesar de um período de estiagem prolongada, o clima com temperaturas mais amena tem sido bastante favorável para o cultivo e produção destes itens. Aliado a isto, a entrada de novas safras no mercado interno contribui para um comportamento favorável nos preços.

Há um equilíbrio entre a oferta e a demanda dos produtos como frutas, legumes e verduras, favorecendo a estabilização de estoques destes alimentos e, consequentemente, reduzindo seus preços ao consumidor.

No acumulado de 2014 (de janeiro a agosto), a alta ainda é de 1,19%, e no acumulado de 12 meses, há uma redução de 4,62%. Os itens que apresentaram maior queda de preço em agosto foram: batata (-23,64%), couve (-12,69%), repolho (-7,15%), alface (-6,40%), feijão (-6,33%).

(Redação – Agência IN)