Preços em sites de e-commerce apresentam deflação em maio

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Preços em sites de e-commerce apresentam deflação em maio (Foto: Divulgação) Preços em sites de e-commerce apresentam deflação em maio

O índice e-Flation registrou, em maio, deflação de 0,27% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, um aumento de 3,5 p.p. em relação ao mês anterior, em que se registrou deflação de 3,77%, e queda de 0,95 p.p. em relação a maio de 2013, quando foi apurada inflação de 0,68%, segundo dados do Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce.

As categorias responsáveis pelo resultado de deflação foram: "Telefonia e Celulares" (-5,96%), "Cine e Fotos" (-5,58,%), "Eletrodomésticos" (-1,33%), "Livros" (-1,09%) e  "Medicamentos" (-0,70%). As demais registraram alta: "Informática"     (6,10%), "CDs e DVDs" (6,05%), "Perfumes e Cosméticos" (4,97%) e "Brinquedos" (1,51%).

No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apura deflação de 2,19%, representando queda de 3,37 p.p. em relação à igual período do ano anterior, quando se apurou inflação de 1,18%.

"Apesar da alta em relação ao mês de abril, este resultado representa a contínua pressão da acirrada concorrência no cenário virtual, decorrente da facilidade de pesquisa de preços por parte do internauta, que segura a inflação em relação ao varejo loja física", comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".

(Redação – Agência IN)