Preços do petróleo fecham em alta no mercado internacional

  •  
Preços do petróleo fecham em alta no mercado internacional Foto: Divulgação Preços do petróleo fecham em alta no mercado internacional

As cotações do petróleo em Nova York subiram nesta quinta-feira, após um reajuste para cima do crescimento econômico dos EUA, bom sinal para a demanda de petróleo, em um contexto de forte tensão na Ucrânia.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em outubro avançou 67 centavos, a 94,55 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo prazo fechou a 102,46 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 26 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira.

Desde a abertura, o mercado de petróleo operou em alta, estimulado por uma previsão de maior crescimento da economia dos EUA no segundo trimestre.

"Após as inquietudes sobre a demanda mundial em 2014, isso (as previsões do PIB nos EUA) trouxe esperanças de um maior consumo de cru", ressaltou Bob Yawger, da Mizuho Securities.

O agravamento da situação na Ucrânia, também impulsionou os preços por preocupações sobre a oferta energética na região.

"As refinarias europeias precisam ser abastecidas de cru para produzir gasolina e diesel. Mas o mercado americano teme que a oferta europeia não seja suficiente para cobrir suas necessidades, em um momento em que os EUA entra na temporada de manutenção das refinarias", explicou Carl Larry, da Oil Outlooks and Opinion.

(Redação com AFP - Agência IN)