Petrobras amplia volume de água reutilizada em refinarias

  •  
Petrobras amplia volume de água reutilizada em refinarias Foto: Divulgação Petrobras amplia volume de água reutilizada em refinarias

Em três anos, a Petrobras aumentou o volume de água reutilizada em suas refinarias, chegando a uma economia de 2,5 bilhões de litros. O volume passou de 20,32 bilhões de litros, em 2011, para 22,37 bilhões de litros, em 2015. É o suficiente para abastecer uma cidade de 75 mil habitantes por um ano, considerando uma médica de consumo per capita de 110 litros por dia.

As medidas de reúso abrangeram mudanças em procedimentos operacionais e em projetos de investimento, que proporcionaram maior eficiência no uso de água e vapor nas operações das refinarias. E fizeram com que, nos últimos três anos, a relação entre a quantidade de água consumida e o volume de petróleo processado reduzisse em 12,5%.

Em 2011, a Petrobras refinava 16,88 barris de petróleo com mil litros de água. Em 2015, a estatal atingiu a marca de 19,4 barris de petróleo refinados para cada mil litros de água consumida.

Áreas prediais

As iniciativas de reúso de água também ocorrem nas áreas prediais da companhia. Com isso, em 2015, foi possível economizar 38 milhões de litros de água doce em comparação ao ano anterior, o equivalente a 3,8 mil caminhões-pipa.

Entre 2014 e 2015, foram utilizados 17 milhões de litros de água provenientes dos sistemas de reúso. Este volume é utilizado principalmente em atividades como irrigação de áreas verdes, sanitários, limpezas de pátios e sistema de refrigeração. As informações são do Portal Brasil.

(Redação - Agência IN)