Parlamento se reúne para decidir sobre novo governo

  •  
O Parlamento iraquiano está reunido nesta segunda-feira à noite (hora local) para se pronunciar sobre um novo governo de união proposto pelo primeiro-ministro Haudar al-Abadi Foto: Divulgação O Parlamento iraquiano está reunido nesta segunda-feira à noite (hora local) para se pronunciar sobre um novo governo de união proposto pelo primeiro-ministro Haudar al-Abadi

O Parlamento iraquiano está reunido nesta segunda-feira à noite (hora local) para se pronunciar sobre um novo governo de união proposto pelo primeiro-ministro Haudar al-Abadi, em um passo considerado crucial para deter a ofensiva jihadista que ameaça o país.


Os deputados curdos participam da reunião, depois de terem se negado em um primeiro momento, segundo um correspondente da AFP.

O primeiro-ministro se comprometeu a resolver as divergências entre o governo central e a região autônoma do Curdistão.

"Meu governo se compromete a resolver todas as questões pendentes", ressaltou Abadi ao Parlamento.

Substituindo o contestado Nuri al-Maliki, Haidar al-Abadi foi nomeado em 11 de agosto para formar um novo governo em meio à ofensiva dos jihadistas sunitas do Estado Islâmico (EI).

A comunidade internacional, que tenta ajudar o Iraque a combater o EI, exige um governo que reúna todas as forças políticas do país. Maliki é acusado de dar combustível à ofensiva jihadista com sua política autoritária e de marginalização da minoria sunita. As informações são da AFP.

(Redação- Agência IN)