Ouro alcança seu nível mais baixo em cinco anos e meio pelas vendas na China

  •  
Ouro alcança seu nível mais baixo em cinco anos e meio pelas vendas na China Foto: Divulgação Ouro alcança seu nível mais baixo em cinco anos e meio pelas vendas na China

O ouro alcançou nesta segunda-feira seu nível mais baixo em cinco anos e meio durante os intercâmbios na Ásia, arrastado pelas vendas em massa do metal na China.

O preço chegou a cair a 1.072,35 dólares a onça, seu nível mais baixo desde 11 de fevereiro de 2010.

É a primeira vez em mais de cinco anos que o ouro cai abaixo da barreira psicológica dos 1.100 dólares a onça, embora tenha se recuperado e no meio do dia fosse negociado a 1.112,98 dólares.

O que também influenciou na cotação foi o anúncio nesta sexta de que as reservas de ouro da China aumentaram quase 60% nos últimos seis anos, segundo estatísticas que não eram publicadas desde 2009.

No final de junho, o estado tinha 1.658 toneladas de ouro, anunciou o Banco Central chinês (PBOC), um aumento de 57% comparado com as 1.054 toneladas que tinha em abril de 2009.

A China é o primeiro produtor mundial de ouro depois de superar a África do Sul. No ano passado, perdeu, no entanto, seu posto de primeiro consumidor mundial por causa da Índia.

As compras de ouro do Estado chinês desde 2009 alcançam um nível apenas superado pela Rússia, segundo a agência Bloomberg, citando cifras do PBOC e do Fundo Monetário Internacional.

(Redação com AFP - Agência IN)