Estimativa de Safra de Café do Brasil para 2026/27 Indica Crescimento de 10,1% Segundo Itaú BBA (ITUB4) - Investimentos e Notícias Estimativa de Safra de Café do Brasil para 2026/27 Indica Crescimento de 10,1% Segundo Itaú BBA (ITUB4) - Investimentos e Notícias
Mercado

Estimativa de Safra de Café do Brasil para 2026/27 Indica Crescimento de 10,1% Segundo Itaú BBA (ITUB4)

  • 04/02/2026 - 12h21
  • Atualizado 5 horas atrás
  • 2 min de leitura

A safra de café do Brasil em 2026/27 foi estimada nesta quarta-feira em 69,3 milhões de sacas de 60kg, alta de 10,1% ante a temporada anterior, conforme relatório do banco Itaú BBA.

“Após anos sucessivos enfrentando extremidades climáticas, as perspectivas para a temporada 2026/27 indicam condições mais favoráveis para a produção de café arábica”, afirmou o banco de investimento.

Da produção total a ser colhida este ano, a safra de arábica deverá somar 44,8 milhões de sacas, alta de 18% no comparativo anual, enquanto a de canéfora (robusta e conilon) foi prevista em 24,5 milhões de sacas, redução de 2% versus o ciclo anterior.

“Apesar da continuidade de chuvas ainda abaixo da média em 2025, as temperaturas mais amenas no pré-florada melhoraram o pegamento e sustentam a expectativa de recuperação do arábica em 2026/27; o robusta também apresenta bom desempenho no Espírito Santo e Bahia”, acrescentou o Itaú BBA.

Apesar do crescimento, o número do banco para o maior produtor e exportador global de café aponta para uma safra abaixo do recorde registrado em 2020/21, quando o país colheu 69,9 milhões de sacas.

O Itaú BBA indicou um crescimento de 12% nas exportações de café no período 2026/27 (julho/junho), para 45,6 milhões de sacas.

O consumo no país, segundo consumidor após os Estados Unidos, foi estimado em 22,3 milhões de sacas, estável ante o ciclo passado.

Estoques Finais

  • Os estoques finais deverão quadruplicar para 2 milhões de sacas, mas ainda estariam distantes das reservas registradas em anos anteriores, já que as safras de anos recentes abaixo do potencial reduziram os volumes dos armazéns.
  • Em 2022/23, o país chegou a ter estoques finais de 4,6 milhões de sacas.

O Itaú BBA ponderou que os estoques baixos antes da safra mantêm o mercado “sensível ao clima até a confirmação da temporada 2026/27”.

“A projeção de maior produção deve limitar altas, reforçando a necessidade de proteção e gestão de riscos.”

(Com Reuters)

Mercado

Contratos Futuros da Soja Atingem Máxima de Dois Meses em Chicago Após Comentários de Trump Sobre Compras pela China

Os contratos futuros da soja negociados na bolsa de Chicago atingiram uma máxima de dois meses nesta quarta-feira, após comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a China comprar mais soja norte-americana, disseram operadores. Em uma postagem em sua plataforma Truth Social, Trump disse que a China está “aumentando a contagem de soja para […]

Mercado

Petrobras (PETR4) Retoma Perfuração na Bacia da Foz do Amazonas Após Autorização da ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras a retomar a perfuração de um poço exploratório na Bacia da Foz do Amazonas, que havia sido paralisada no início do ano devido a um vazamento de fluido de perfuração, segundo documento visto. “Considerando as análises técnicas realizadas e as medidas mitigadoras […]

Mercado

Impactos da IA no Setor de Software: Volatilidade e Desafios para Empresas Globais

Os investidores estão avaliando nesta quarta-feira se a liquidação das ações globais de software nesta semana foi exagerada, enquanto ponderam se as empresas conseguiriam sobreviver a uma ameaça à própria existência representada pela inteligência artificial. A resposta: isso não está claro e, ao mesmo tempo, levará à volatilidade. Após uma onda de vendas na terça-feira, […]