Movida registra o melhor primeiro trimestre da história

  •  
Movida registra o melhor primeiro trimestre da história (Foto: Pexels) Movida registra o melhor primeiro trimestre da história

A Movida começou 2019 registrando o melhor primeiro trimestre da sua história. Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, todos os principais indicadores bateram recordes no primeiro trimestre de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado: o lucro líquido atingiu R$ 175 milhões (+143%), o EBTIDA registrou R$ 529 milhões (+54%), o Retorno sobre o Patrimônio dos últimos 12 meses (ROE LTM) entregou 11,8% (+ 6,1 p.p.) e a receita bruta 2,9 bilhões (+13%). O Retorno sobre o capital (ROIC LTM) também atingiu o maior valor histórico de 11,2% (+ 2,2 p.p.) representando um spread histórico de 5,7 p.p. sobre de custo de dívida. Este é o sétimo trimestre consecutivo em que os resultados acumulados (LTM) apresentam crescimento, o que ressalta a solidez e força da companhia.

Considerando o resultado trimestral, a evolução também sinaliza consistência quando comparado aos primeiros três meses de 2018. Entre janeiro e março de 2019, o lucro líquido atingiu 42 milhões (+56%); o EBTIDA registrou R$ 150 milhões (+46,2%) e a receita bruta 862 milhões (+33%). A margem EBITDA de serviços consolidada evoluiu 5,3 p.p. devido ao ganho de escala, chegando a 43% no 1T19, e a margem líquida de serviços foi de 12,2% (+2.2 p.p.) Todo este resultado foi acompanhado do crescimento da frota de veículos que atingiu 95 mil carros (+ 21% em relação ao 1T18), sendo 64 mil em RAC (+ 11,3 % em relação ao 1T18) e 31 mil em GTF (+48,3%).

Um dos destaques do resultado do primeiro trimestre de 2019 foi a área de seminovos, que entregou outro recorde com mais de 12,7 mil carros vendidos (+42% em relação ao 1T18 e +27% na comparação com 4T18), contribuindo para a redução da idade média dos carros de RAC para abaixo de 9 meses. Esta marca é fruto de diversas ações realizadas ao longo de 2018, com ênfase para remodelação do sistema de precificação e distribuição, além da nova estratégia da marca de seminovos, que gerou uma identidade visual diferenciada.

“O crescimento sequencial de vendas de automóveis vem confirmar a nossa capacidade de alavancagem e mostra a sustentabilidade do ciclo do nosso negócio. Estamos confiantes de que superaremos sequencialmente nossas próprias marcas, levando esta linha de negócio a breakeven de margem EBITDA no curto prazo”, ressalta Renato Franklin, CEO da Movida.

O segmento de Rent-A-Car (RAC) atingiu 3,7 milhões de diárias no primeiro trimestre de 2019 (+ 17% em relação ao 1T18) expandindo 2 p.p. a taxa de ocupação e em 3% o ticket médio, o que contribuiu para aumentar em 5% a receita média por carro, a melhor evolução do setor. Destaques para o crescimento de produtos como o Mensal Flex e a retomada do segmento corporativo. O lucro operacional (+22,6%) e o Ebtida (+42,3%) tiveram crescimento significativo em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Em Gestão e Terceirização de Frotas (GTF), a frota média operacional no 1T19 superou os 27 mil carros (+51% na comparação com o 1T18) que, somado a um perfil mais adequado dos contratos, possibilitou crescer a receita média de carro em 1,2%, aumentar a receita líquida para R$ 96,9 milhões (+ 53% em relação ao mesmo período do ano passado) e expandiu a margem EBITDA em 68%. O saldo de 3,6 mil carros já computados na frota total, serão convertidos, em sua maioria, em operacionais nos próximos meses, já indicando um crescimento contratado de receita.

Esta expressiva evolução é consequência de numerosas ações e investimentos focados, principalmente, no avanço tecnológico e no atendimento ao cliente, com destaque para pessoa física. No segmento mobile, por exemplo, a Movida cresceu 165%. Este desempenho, somada à ampliação dos veículos rastreados, permite realizar uma gestão cada vez mais inteligente através da operacionalização do carro conectado.

Na priorização da satisfação no atendimento, a locadora relançou o programa de fidelidade Movida Move Você, com uma mecânica de acúmulo diferenciada, que traz mais benefícios para quem mais se relaciona com a marca, transformando-o num verdadeiro programa de lealdade e aprimorando a experiência do cliente. O Movida Mensal Flex Nacional também foi ampliado, permitindo a troca de veículo em todo o Brasil, o que ajuda a fomentar ainda mais o mercado de aluguel de longo prazo. O foco no cliente foi reconhecido recentemente com a conquista do Prêmio Top Aviesp, na categoria de locadora de veículos, devido atuação junto a agências de viagens.

O propósito em ser um agente de transformação do ecossistema também avançou. Após uma evolução surpreendente nos seus indicadores de sustentabilidade, a Movida submeteu o processo do Selo de Empresa B, uma certificação internacional de empresas baseada em governança, transparência, meio ambiente e comunidade, entregue pelo B Lab, uma entidade sem fins lucrativos dos Estados Unidos. Para isso, criou-se uma célula dedicada a Sustentabilidade para aumentar o foco na evolução dos índices ESG. “O intuito é construir uma trilha concreta rumo ao maior engajamento da nossa Companhia em causas sociais e ambientais”, completa Franklin.

(Redação – Investimentos e Notícias)