Lucro do Itaú Unibanco fecha em R$ 5 bilhões no 3T20

  •  
Lucro do Itaú Unibanco fecha em R$ 5 bilhões no 3T20 Foto: Divulgação

O Itaú Unibanco (ITUB4) anuncio que fechou o trimestre com queda em seu lucro, refletindo maiores provisões para perdas com calotes devido aos efeito da Covid-19.

Segundo o maior banco privado do país, o lucro líquido recorrente da companhia ficou em 5,03 bilhões de reais de julho a setembro, ante 7,16 bilhões um ano antes. A receita líquida de juros, uma medida dos ganhos com empréstimos menos custos de depósito, recuou 4,8% em relação ao trimestre anterior.

Já o retorno sobre o patrimônio líquido fechou o período em 15,7%, mostrando alguma recuperação em relação ao trimestre anterior.

Ainda de acordo com o Itaú, as provisões para perdas com empréstimos aumentaram 40,6% ano a ano, para 6,32 bilhões de reais, mas caíram em relação ao trimestre anterior.

O índice de inadimplência, por sua vez, caiu 0,5 ponto percentual, para 2,2%, uma vez que os tomadores de empréstimos receberam carência de até 180 dias por meio de medidas governamentais adotadas nos primeiros meses da pandemia.

A carteira de crédito do banco subiu 4,4% no trimestre, com impulso do crédito imobiliário, financiamento de veículos e empresas. A receita com tarifas cresceu 12%.

O Itaú Unibanco também anunciou que pretende separar a maior parte de sua participação de 46% na plataforma de investimento XP e vender o restante. Com isso, o banco pode emitir ações equivalentes a 41,05% da XP, que tem valor de mercado de 23 bilhões de dólares.

(redação - Investimentos e Notícias)