Justiça dos EUA decidirá em abril sobre casamento gay e pena de morte

  •  
O casamento gay é legal em 36 dos 50 estados americanos Foto: Divulgação O casamento gay é legal em 36 dos 50 estados americanos

A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que vai examinar a legalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a polêmica sobre as injeções letais nos dias 28 e 29 de abril, respectivamente.

 

Segundo o calendário distribuído à imprensa, estes dois assuntos estão entre os temas mais importantes que serão abordados no período 2014-2015 pela maior jurisdição do país.

O tribunal decidirá em 28 de abril se os homossexuais podem se casar em todo o país, o que abrirá o caminho para uma decisão histórica em um dos temas mais polêmicos da sociedade americana.

O casamento gay é legal em 36 dos 50 estados americanos, mas é proibido em outros 14. A Suprema Corte responderá se a Constituição, que garante proteção igual para todos, requer que o casamento entre pessoas de mesmo sexo seja reconhecido em todo o país como aquele que une um homem e uma mulher.

No dia seguinte, a alta corte debaterá a polêmica sobre a injeção letal nos Estados Unidos, onde várias execuções ficaram problemáticas pelo uso de produtos que não foram homologados. A decisão deste tem pode significar uma moratória das execuções em todo o país.

(Redação com AFP - Agência IN)