IPC-3i registrou variação de 1,38% no 1º trimestre

  •  
Destaque IPC-3i registrou variação de 1,38% no 1º trimestre (Foto: Divulgação) IPC-3i registrou variação de 1,38% no 1º trimestre

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, registrou no primeiro trimestre de 2017, variação de 1,38%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em 12 meses, o IPC-3i acumula alta de 4,68%. Com este resultado, a variação do indicador ficou acima da taxa acumulada pelo IPC-BR, que foi de 4,55%, no mesmo período.

Na passagem do quarto trimestre de 2016 para o primeiro trimestre de 2017, a taxa do IPC-3i registrou acréscimo de 0,45 ponto percentual, passando de 0,93% para 1,38%. Três das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Habitação, cuja taxa passou de -0,16% para 2,02%. O item que mais influenciou o comportamento desta classe de despesa foi tarifa de eletricidade residencial, que variou 5,76%, no primeiro trimestre, ante -6,25%, no anterior.

Contribuíram também para o acréscimo da taxa do IPC-3i os grupos: Alimentação (0,31% para 1,12%) e Educação, Leitura e Recreação (2,66% para 2,95%). Para cada uma destas classes de despesa, vale citar o comportamento dos itens: laticínios (-10,30% para 0,94%) e cursos formais (0,00% para 9,19%), respectivamente.

Em contrapartida, os grupos Transportes (2,37% para 0,39%), Saúde e Cuidados Pessoais (1,82% para 1,74%), Comunicação (1,03% para -1,07%), Vestuário (0,75% para -0,19%) e Despesas Diversas (1,54% para 1,51%) apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. Os itens que mais contribuiram para estes movimentos foram: gasolina (3,28% para -2,23%), plano e seguro de saúde (3,11% para 3,04%), tarifa de telefone residencial (0,09% para -3,75%), roupas (0,98% para -1,09%) e clínica veterinária (7,08% para 1,46%), respectivamente.

(Redação – Agência IN)