IFECAP aponta recuperação da confiança dos comerciantes paulistas

  •  
O IFECAP - Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em setembro 120,68 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa uma alta de 2,3% quando comparado ao mês anterior Foto: Divulgação O IFECAP - Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em setembro 120,68 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa uma alta de 2,3% quando comparado ao mês anterior

O IFECAP - Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em setembro 120,68 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa uma alta de 2,3% quando comparado ao mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice avançou 0,3%.

Puxado principalmente pela avaliação dos comerciantes sobre as vendas atuais e a situação geral dos negócios, o IFECAP alcançou em setembro o maior nível do indicador desde abril de 2013. O Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, avançou 3,9% na comparação com agosto de 2014, influenciado pelo Índice-Momento Atual Vendas (5,8%), pelo Índice-Momento Atual Encomendas (1,7%) e pelo Índice-Momento Atual Situação dos Negócios (4,6%). Em relação ao mesmo período do ano passado, o
Índice-Momento Atual registrou aumento de 2,5%.

As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, apresentaram alta de 0,2%, com 130,47 pontos na série com ajuste sazonal. Houve avanço no Índice-Futuro Encomendas (0,5%), mas queda no Índice-Futuro Vendas (-0,1%). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Índice-Futuro acumula retração de 2,4%.

Por porte da empresa, as expectativas pioraram em relação ao mês anterior entre as médias e micro empresas e melhoraram entre as grandes e pequenas empresas. Do ponto de vista regional, as expectativas subiram tanto na capital quanto no interior.
Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

O IFECAP é calculado mensalmente pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Com mais de 100 anos de tradição no ensino superior, a FECAP foca seus cursos nas áreas de Negócios, incluindo as áreas de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação, com o objetivo de formar profissionais de alto nível, preparados para se posicionar em um mercado de trabalho
em constante transformação. Nota máxima no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e eleita duas vezes consecutivas o melhor centro universitário d o País pelo Guia do Estudante Abril, a FECAP, com 100% de professores doutores e mestres, oferece Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Cursos e Palestras, além do Ensino Médio.

(Redação- Agência IN)