Henkel tem forte crescimento nas vendas no 2T18

  •  
Henkel tem forte crescimento nas vendas no 2T18 Foto: Divulgação Henkel tem forte crescimento nas vendas no 2T18

'Impulsionada pelo forte crescimento orgânico, a Henkel apresentou um bom desenvolvimento no segundo trimestre, apesar dos efeitos negativos da variação cambial e dos preços mais altos dos materiais. Aumentamos as vendas para um novo recorde, melhoramos ainda mais nossa margem EBIT ajustada e alcançamos o maior lucro trimestral ajustado até agora', diz o CEO da Henkel, Hans Van Bylen. 'Nossa unidade de negócios de Adhesive Technologies teve um forte crescimento orgânico, Laundry & Home Care reportou um bom crescimento e o desempenho de Beauty Care também foi positivo'.

'Alcançamos crescimento orgânico de vendas em todas as regiões, com importante desempenho nos mercados emergentes, e também, nos mercados maduros. Nossos negócios de consumo na América do Norte voltaram a crescer com os níveis de serviço de volta ao normal', acrescenta o CEO.

'Como no primeiro trimestre, fomos confrontados com significativos obstáculos cambiais e aumento dos preços de materiais no segundo trimestre. As moedas estrangeiras impactaram negativamente nossas vendas em 6,1%, equivalente a cerca de 310 milhões de euros. Nosso lucro operacional e lucro por ação preferencial também foram afetados pelo câmbio. Excluindo o impacto dos efeitos cambiais, apresentamos aumento operacional de EPS de 7,7%', explica Hans Van Bylen.

A Henkel atualizou suas perspectivas para o ano fiscal de 2018. A empresa confirma suas expectativas para o aumento de 2% para 4% em vendas orgânicas para o Grupo Henkel. A empresa espera agora um crescimento orgânico de vendas na unidade de negócios de Adhesive Technologies de 4% a 5%, no lugar dos 2% a 4%. Na unidade de negócios de Laundry & Home Care, a companhia continua a esperar um crescimento de aproximadamente 2% a 4%. Já na unidade de negócios de Beauty Care, a empresa confirma suas expectativas do crescimento de vendas orgânicas de até 2%.

Para um retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel agora prevê um aumento ano a ano para cerca de 18%, no lugar dos 17,5% projetados anteriormente. Espera-se que todas as três unidades de negócios contribuam para este desempenho positivo. Refletindo o impacto do câmbio e preços de materiais, a Henkel espera agora um aumento entre 3% e 6% no lucro ajustado por ação preferencial, no lugar dos 5% e 8% anteriores.

'A perspectiva destaca nosso foco contínuo no crescimento rentável sustentável e estamos comprometidos em impulsionar ainda mais a implementação de nossas prioridades estratégicas', afirma Hans Van Bylen.

Com 5.143 milhões de euros, as vendas no segundo trimestre de 2018 alcançaram um indicador inédito e cresceram nominalmente em 0,9% - em comparação ao mesmo período do ano anterior . Organicamente, excluindo o impacto do câmbio e das aquisições/desinvestimentos, as vendas demonstraram um aumento sólido de 3,5%. A contribuição proveniente de aquisições e desinvestimentos foi de 3,5%. Isso resulta em um crescimento de 7%. Os efeitos cambiais tiveram impacto negativo de -6,1% nas vendas.

A unidade de negócios de Adhesive Technologies apresentou sólido crescimento orgânico nas vendas de 5,2%. Na unidade de negócios de Beauty Care, as vendas orgânicas foram 0,4% acima do nível do mesmo período de 2017. Por fim, a unidade de negócios de Laundry & Home Care reportou aumento orgânico de 2,9% nas vendas.

O crescimento de vendas também foi apoiado pelo aumento de dois dígitos em vendas digitais em todo o Grupo, impulsionado por um desempenho particularmente forte nas unidades de negócios de consumo.

Os mercados emergentes tiveram novamente uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico da Henkel, com aumento significativo de 5,4% nas vendas orgânicas. Já os mercados maduros alcançaram um crescimento orgânico de vendas de 2,2%.

Com um crescimento orgânico de vendas de 0,1%, as vendas na Europa Ocidental mostraram um desenvolvimento estável, com crescimento orgânico de 8,2%. Na África/Oriente Médio, as vendas cresceram organicamente em 4,7%. A América do Norte apresentou um crescimento orgânico nas vendas de 4,9%, a América Latina obteve crescimento orgânico de 6,3%, e na região Ásia-Pacífico as vendas cresceram organicamente 1,9%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 1,8%, passando dos 909 milhões de euros no trimestre do ano passado para um novo recorde de 926 milhões de euros.

O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) cresceu 0,2 pontos percentuais para 18%.

Os rendimentos ajustados por ação preferencial (EPS) subiram 1,9%, de 1,55 para 1,58 euros. O crescimento do EPS foi impactado negativamente por efeitos cambiais de -5,8%. Excluindo o impacto dos efeitos cambiais, o lucro ajustado por ação preferencial cresceu 7,7%.

Com 6,3%, o capital de giro líquido, como percentual das vendas, ficou acima do nível do segundo trimestre de 2017 (5,2%).

A unidade de negócio de Adhesive Technologies gerou um crescimento orgânico em vendas muito forte: 5,2% no segundo trimestre. Nominalmente, as vendas aumentaram em 2,6%, para 2.432 milhões de euros. O lucro operacional ajustado subiu 1,5% e alcançou 462 milhões de euros. Com 19%, o retorno sobre vendas ajustado foi ligeiramente abaixo comparado ao trimestre do ano anterior.

Na unidade de negócios de Beauty Care, as vendas cresceram organicamente em 0,4%. Nominalmente, as vendas aumentaram 3,8%, para 1.035 milhões de euros. O lucro operacional ajustado subiu 4,4%, e alcançou 187 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas aumentou em 0,1 ponto percentual, para 18,1%.

A unidade de negócios de Laundry & Home Care gerou crescimento orgânico de vendas de 2,9% no segundo trimestre. Nominalmente, as vendas contabilizaram 1.644 milhões de euros, em comparação aos 1.703 milhões no mesmo período do ano anterior. Com 295 milhões de euros, o lucro operacional ajustado foi 1% menor em relação ao mesmo período de 2017. O retorno ajustado sobre as vendas aumentou em 0,4 pontos percentuais, para 17,9%.

Na primeira metade de 2018, a Henkel gerou vendas de 9.978 milhões de euros. O crescimento orgânico de vendas, que exclui o impacto do câmbio e das aquisições/desinvestimentos, exibiu um aumento sólido de 2,3%. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -7,4%.

O lucro operacional ajustado subiu em 0,3%, passando de 1.763 milhão de euros para 1.768 milhão de euros.

O retorno ajustado sobre as vendas subiu de 17,4% para 17,7%.

Os ganhos ajustados por ação preferencial subiram 1,7%, de 2,96 euros para 3,01 euros. O crescimento do EPS foi impactado negativamente por efeitos cambiais de -6,1%. Excluindo o impacto dos efeitos cambiais, o lucro ajustado por ação preferencial cresceu 7,8%.

Na primeira metade de 2018, a unidade de negócio de Adhesive Technologies gerou um crescimento orgânico de 5% nas vendas. O retorno ajustado sobre as vendas foi de 18,5%.

As vendas em nossos negócios de bens de consumo foram afetadas negativamente por dificuldades de entrega na América do Norte. A unidade de negócios de Beauty Care registrou um desempenho orgânico nas vendas de -2%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com 17,4%, o retorno sobre vendas ajustado ficou no nível do primeiro semestre de 2017. A unidade de negócios de Laundry & Home Care registrou um crescimento orgânico em vendas de 1,1%. O retorno ajustado sobre as vendas exibiu um aumento de 17,4% para 18,2%.

A partir de 30 de junho de 2018, a posição financeira líquida da Henkel apresentou um saldo de 3.597 milhões de euros, ante a -3.225 milhões de euros em 31 de dezembro de 2017.

(Redação - Investimentos e Notícias)