Grupo SBF conclui aquisição do capital social da NIKE

  •  
Grupo SBF conclui aquisição do capital social da NIKE (Foto: Pexels) Grupo SBF conclui aquisição do capital social da NIKE

O Grupo SBF anunciou que concluiu o processo de aquisição da totalidade de quotas representativas do capital social da NIKE do Brasil Comércio e Participações Ltda. ("NIKE do Brasil"), originalmente detidas pela NIKE Galaxy Holding B.V. e NIKE Group Holding B.V., subsidiárias indiretas da NIKE, Inc. (respectivamente, "Vendedoras" e "Transação").

Após o processo de negociação que precedeu ao fechamento da Transação, as partes aditaram determinados termos e condições do "Contrato de Compra e Venda de Quotas e Outras Avenças", celebrado em 6 de fevereiro de 2020, com o propósito de, dentre outros aspectos, autorizar que as quotas de emissão da NIKE do Brasil passassem a ser adquiridas pela Grupo SBF e não mais por sua controlada SBF Comércio de Produtos Esportivos S.A.("SBF Comércio"); e acordar determinados critérios que serviram de base para o cálculo do preço de R$ 1,0 bilhão, líquido do saldo de caixa da NIKE do Brasil, que foi desembolsado pela Companhia em favor das Vendedoras nesta data. O preço desembolsado foi calculado a partir da estimativa apresentada pelas Vendedoras das contas do balanço da NIKE do Brasil, tendo a data de fechamento como data base para tal estimativa e, portanto, tal montante ainda está sujeito a ajustes costumeiros que poderão ser requeridos a partir da verificação de tais contas do balanço pelo Grupo SBF.

Como parte da estratégia de integração e posicionamento de mercado da marca, foi aprovada nesta data, a alteração da razão social da NIKE do Brasil Comércio e Participações Ltda. Para "FISIA Comércio de Produtos Esportivos Ltda."("FISIA"). Enquanto subsidiária integral do Grupo SBF, a FISIA e determinadas subsidiárias indiretas da NIKE, INC.("NIKE") celebraram na presente data os contratos comerciais da Transação que governarão a parceria estratégica da Companhia com aNIKE, INC. e as seguram a atuação da FISIA enquanto (i )distribuidora exclusiva de produtos NIKE, i ncluindo vestuário, calçados, acessórios e equipamentos, no território brasileiro e a operadora direta exclusiva do canal de venda eletrônico varejista (www.nike.com.br) por um período inicial que s e encerra em 31 de maio de 2030; e (i i ) varejista exclusiva de lojas físicas NIKE, responsabilizando-se pela comercialização de produtos ao consumidor final através de lojas monobrand NIKE, podendo abrir e operar lojas NIKE no território brasileiro, pelo período inicial de 5 (cinco) anos.

Em reunião realizada em 10 de novembro de 2020, todos os membros do Conselho de Administração da Companhia aprovaram por unanimidade de votos e sem quaisquer ressalvas os termos e condições definitivos da Transação, incluindo a substituição da SBF Comércio pela Grupo SBF como sociedade adquirente das cotas da NIKE do Brasil.

(Redação - Investimentos e Notícias)