Grupo Boticário reduz em 20% consumo de energia elétrica

  •  
Distribuição do documento será feita por bicicletas Divulgação Distribuição do documento será feita por bicicletas

O Grupo Boticário reduziu em 20% o consumo de energia elétrica em sua planta industrial em São José dos Pinhais (Paraná) em 2013. É o que mostra o Relatório de Sustentabilidade da empresa divulgado nesta Semana do Meio Ambiente. A redução foi atingida devido à modernização e à expansão de “chillers”, equipamentos utilizados na empresa para resfriamento de água consumida nas etapas de fabricação e também para a climatização.

O resultado alcançado pela empresa está conectado ao plano estratégico de Sustentabilidade do Grupo Boticário, que prevê uma atuação focada na totalidade dos seus processos e integrada ao negócio. “Para o Grupo Boticário, a sustentabilidade não está restrita a apenas uma linha ou um produto. Para nós, a sustentabilidade permeia todos os nossos processos de produção”, afirma a gerente de sustentabilidade do Grupo Boticário Malu Nunes.

Além disso, o Grupo chegou a marca de 92% de redução de gases poluentes em sua planta industrial em São José dos Pinhais (Paraná) em 2013, em relação a 2010. É o que mostra o Relatório de Sustentabilidade da empresa divulgado nesta Semana do Meio Ambiente. Uma das iniciativas que levou a este resultado foi a instalação de geradores movidos a gás natural (GN), em substituição a equipamentos movidos a diesel. “Este resultado é possível porque o gás natural apresenta baixo impacto ambiental quando comparado aos demais combustíveis fósseis”, explica o gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Grupo Boticário Aurélio de Figueiredo Rompkovski.

O Grupo Boticário foi a primeira empresa a utilizar geradores movidos a GN no Paraná. Hoje, a empresa conta com quatro gerados movidos a GN, sendo que um deles foi ativado em março deste ano. O resultado alcançado pela empresa está conectado ao plano estratégico de Sustentabilidade do Grupo Boticário, que prevê uma atuação focada na totalidade dos seus processos e integrada ao negócio.
Entre as iniciativas, o relatório de sustentabilidade 2013 chegará às mãos dos parceiros, fornecedores e jornalistas de uma maneira mais sustentável. Grande parte da distribuição do documento será feita por bicicletas, via EcoBike Courier. A distribuição com bicicletas será feita em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Os ciclistas da Ecobike vão pedalar ao todo 1.706 quilômetros, distância equivalente a de Curitiba (PR) a Cuiabá (MT).

Com a iniciativa, deixarão de ser emitidos 124,40 quilos de gás carbônico. No total, serão distribuídos 507 relatórios. Destes, 283, por bikes, o que representa 56%. Além de cuidar com a forma de entrega do documento, o Grupo Boticário também se preocupou em fazer com que o próprio relatório fosse mais sustentável. Com a redução do número de páginas, da gramatura das folhas e também da quantidade de volumes impressos reduziu em 38% a quantidade de papel utilizada, mantendo a qualidade de informações disponibilizadas.

As iniciativas da empresa estão alinhadas ao plano estratégico de Sustentabilidade do Grupo Boticário, que prevê uma atuação focada na totalidade dos seus processos e integrada ao negócio. “Para o Grupo Boticário, a sustentabilidade se traduz na implementação de práticas consistentes que contribuam continuamente para o crescimento do negócio, o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, considerando os desafios futuros e no propósito maior de contribuir para a construção de um mundo mais belo”, afirma a gerente de sustentabilidade do Grupo Boticário Malu Nunes.

(Redação – Agência IN)