França pedirá à OCDE que considere Panamá como paraíso fiscal

  •  
França pedirá à OCDE que considere Panamá como paraíso fiscal Foto: Divulgação França pedirá à OCDE que considere Panamá como paraíso fiscal

A França pedirá à Organização da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que siga seu exemplo e considere o Panamá como um paraíso fiscal, após o escândalo dos "Panama Papers", anunciou o ministro das Finanças, Michel Sapin.

Em uma entrevista à rádio francesa Europe 1, Sapin manifestou o desejo de que a OCDE, que tem sede em Paris, "se reúna para que todos os países envolvidos tomem a mesma decisão" que a França.

"Não devemos estar sozinhos. Deve ser um movimento geral. Neste caso, o Panamá não dará medo a ninguém", completou o ministro.

"Infelizmente, o Panamá está muito acostumado ao vai e vem, a fazer o bom e depois o ruim. Isto não pode durar mais", disse.

O Panamá advertiu que pensa em medidas de retaliação econômica contra a França, algo que Sapin disse que não o deixa intimidado.

A França decidiu na terça-feira voltar a incluir o Panamá na lista de territórios não cooperativos em matéria fiscal. Paris havia retirado o país da América Central da lista em janeiro de 2012, após a assinatura de uma convenção bilateral relativa à luta contra a evasão fiscal.

(Redação com AFP - Agência IN)