Fipe lança página do Salariômetro na internet

  •  
Fipe lança página do Salariômetro na internet     Foto: Divulgação Fipe lança página do Salariômetro na internet

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) lança nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, às 14 horas, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP), uma nova página na internet – www.salarios.org.br – que fornecerá informações relevantes sobre o mercado de trabalho, que poderá ser consultada por trabalhadores, empresas e sindicatos. O site tem como destaque o Salariômetro, uma pesquisa salarial instantânea de abrangência nacional.

A página integra o Projeto Salários da Fipe coordenado pelo professor da FEAUSP e pesquisador da Fipe Hélio Zylberstajn. Além da pesquisa de salários, a página traz de forma rápida e completa o acervo de acordos coletivos e convenções coletivas negociadas no país desde 2007, a partir de uma ferramenta desenvolvida pela Fipe que utiliza o banco de acordos e convenções coletivas armazenadas no sistema Mediador, do Ministério do Trabalho e Emprego. “A tecnologia utilizada na leitura dos dados foi desenvolvida durante dois anos e isso agora nos permite ter os resultados com detalhes, credibilidade e agilidade”, afirma Zylberstajn.

Outra novidade é a Folha de salários do Brasil, que tem como fonte o FGTS. Segundo Zylberstajn, o volume da folha salarial do setor formal em agosto de 2014 foi de R$ 85 bilhões. Este valor anualizado corresponde a R$ 1,1 trilhão, incluído o 13º salário. Entre janeiro de 2003 e agosto de 2014, a folha salarial brasileira cresceu 142%. Nesse período, o crescimento mensal médio foi de 0,6% e o anual foi de 7,9%.

(Redação- Agência IN)