EUA: balança de capitais fechou deficitária em janeiro

  •  
EUA: balança de capitais fechou deficitária em janeiro Foto: Divulgação EUA: balança de capitais fechou deficitária em janeiro

A balança de capitais investidos nos Estados Unidos no longo prazo teve queda em janeiro, fechando no vermelho, segundo indicaram os dados publicados nesta segunda-feira pelo Departamento de Tesouro.

O déficit alcançou 39,3 bilhões de dólares, principalmente como consequência de uma queda das compras de bônus do Tesouro, após registrar um excedente de 49,7 bilhões de dólares em dezembro.

O saldo negativo mostra que os Estados Unidos atraíram menos capitais investidos a longo prazo do que o que o país inestiu no exterior.

Segundo os dados oficiais, que não estão corrigidos, o quadro se deve principalmente a um menor interesse dos investidores privados pelos bônus do Tesouro americano.

O saldo das compras e vendas desses títulos gerou um déficit de 42,7 bilhões de dólares, um saldo negativo não registrado antes, segundo o Tesouro.

Em termos geográficos, a China (sem Hong Kong) se mantém como maior detentor de títulos do Tesouro americano, com 1,239 trilhões de dólares, seguida pelo Japão, com 1,238 trilhões.

Bem atrás está a Bélgica, na terceira posição, com US$ 354,6 bilhões.

(Redação com AFP - Agência IN)