Especialista dá dicas para fidelizar clientes

  •  
Marcelo Murin é administrador de empresas e especializado em marketing Divulgação Marcelo Murin é administrador de empresas e especializado em marketing

Estudos apontam que é mais difícil reconquistar um cliente perdido do que buscar novos no mercado. São essas as palavras do administrador de empresas, Marcelo Murin, que é especialista em marketing. Murin ressalta o quão fundamental é buscar sempre manter um bom relacionamento com os consumidores atuais que, ainda segundo ele, são os maiores patrimônios de uma empresa. Estes são os meios através dos quais ela pode se manter funcionando e, por conseguinte, alcançar os resultados esperados.

O especialista faz uma ressalva importante no que diz respeito ao porte da companhia: pode até parecer que fidelizar clientes é função apenas das grandes corporações ou até mesmo iniciativas relacionadas ao consumidor final. Isso é um paradigma que deve ser quebrado, explica Murin.
Buscando promover ações que estimulem as empresas a estabelecer esse tipo de vínculo com seus consumidores, o administrador dá algumas dicas, são elas:
1- Conheça o seu cliente- Para estabelecer uma empatia com ele, é fundamental que o empresário o conheça realmente, bem como suas necessidades. É importante pesquisar, perguntar e estar sempre atento ao seu comportamento.
2- Crie vínculos- depois de conhecê-los, essa etapa, de acordo com Murin, é conseqüência, já que, somente por meio dos dados obtidos é possível atrair o interesse do cliente e firmar um vínculo.
3- Encantamento é a chave- o especialista explica que é aqui onde o foco do cliente entra em ação, pois sabendo suas necessidades e criando um vínculo é que será possível desenvolver estratégias para satisfazê-los. Este é, de fato, o grande objetivo.
4- Estabeleça um canal de comunicação- é importante criar ferramentas de comunicação com o público, mas sem perder a relação com sua área de atuação.
5- Monitore a efetividade das ações- Criar pesquisas freqüentes e oferecer meios de os clientes participarem efetivamente são formas de entender os pontos que precisam ser melhorados, bem como o que já está num andamento correto.
6- Busque ferramentas inovadoras: atualmente, é fundamental estar conectado. Por isso, é imprescindível saber quais canais os clientes usam para transformar isso em um diferencial do negócio.

(Redação- Agência IN)