Epson conta com equipamento portátil para reciclagem de papel
Chegou uma novidade muito interessante no setor de reciclagem de papel. A Epson acaba de anunciar a Epson PaperLab, uma solução que pode estar disponível no próprio escritório, eliminando processos de logística e vários custos na contratação de serviços externos.
A Epson PaperLab é capaz de produzir folhas de papel novo apenas alguns minutos após a alimentarmos com papel velho (produção de cerca de 14 folhas por minuto). De acordo com a Epson, o processo de reciclagem é bastante completo, decompondo por completo o papel, antes de voltar a montar novas folhas de papel.
O equipamento tem grandes vantagens:
– Segurança: destruição dos documentos dispensando uma fragmentadora de papel.
– Economia: A eliminação dos custos de logística de coleta por aparistas deve tornar o equipamento viável mesmo que custe caro (no Brasil, certamente custará).
– Menos trânsito: Eliminando a logística dos papéis de escritório, teremos menos caminhões nas ruas.
– Menos poluição: Com menos caminhões nas ruas, podemos prever a diminuição do consumo de óleo Diesel, freios, pneus, etc.
– Menor gasto de insumos e energia elétrica: Por ser um equipamento portátil, feito para “morar” em escritórios, o gasto de energia elétrica deve ser pequeno, assim como o uso de água e químicos.
– Incentivo à reciclagem: Muitos papéis de escritório que são inutilizados quando misturados aos restos de cafezinho, frutas e outros rejeitos do lixinho da repartição, poderão ter destino correto com o controle que um equipamento desses exigirá.
– Consciência ambiental: Essas inovações tecnológicas trazem a reciclagem para perto das pessoas comuns. Vendo um processo completo de reciclagem, a tendência é que se crie consciência e possivelmente criem-se hábitos corretos de descarte com outros resíduos no escritório e nos próprios lares dos colaboradores.
Como funciona?
A Epson PaperLab não necessita estar atrelada a um sistema de canalização, funcionando com um depósito próprio de água. Entrega papel branco, em diversas gramaturas, formatos e até com perfume…
Veja abaixo um vídeo do processo de reciclagem.
Para quem é do ramo da reciclagem de papel, a máquina parece até meio milagrosa e, pelo visto, a Epson parece querer guardar os detalhes em segredo, já que os passos necessários ao funcionamento da Epson PaperLab não foram devidamente revelados.
Como ficam os aparistas e recicladores de papel?
Se o dispositivo for um sucesso, é possível que ocorra uma diminuição da quantidade do tipo de papel mais valioso para os responsáveis pela compra de aparas de papel e a própria indústria de reciclagem (veja os tipos de papel para reciclagem clicando aqui). Por outro lado, o índice de reciclagem aumenta, ou seja, muitos dos papéis a serem reciclados pela Epson PaperLab acabam em aterros. Outra vantagem seria que a máquina incentivaria a correta separação por tipo de papel, o que facilita todo o processo de reciclagem.
Por fim, está se abrindo um mercado que os aparistas e recicladores de papel tem toda a chance de operar, comprando e alugando essas máquinas para grandes escritórios, edifícios comerciais e até condomínios residenciais.
O bom empresário não teme as novidades, ao contrário… Se informa e investe na melhor tecnolgia viável para seu negócio.
Aguarde novidades em nosso site. A informação mais atualizada é que a Epson PaperLab será comercializada no Japão a partir de 2016, sem previsão ainda para outros mercados.
Fonte: RICARDO RICCHINI - www.setorreciclagem.com.br
(Redação - Agência IN)
Itens relacionados (por tag)
-
Irani apresenta EBITDA ajustado de R$ 178,3 milhões em 2018
-
Cervejaria Ambev deixa de produzir 1.9 bilhão de garrafas PET
-
Soya Recicla contabiliza 5 mi de litros de óleo reciclados
-
Abrafiltros supera meta de reciclagem de filtros do óleo
-
São Paulo, Rio de Janeiro e Recife ganham máquina que recicla garrafas de vidros