Empresários retomam confiança, mostra CNI

Destaque Empresários retomam confiança, mostra CNI (Foto: Divulgação) Empresários retomam confiança, mostra CNI

A confiança do empresário industrial aumentou em agosto, após dois meses de queda, egundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 52,6 pontos neste mês, um aumento de 2 pontos na comparação com o mês anterior. Com isso, o índice se afastou da linha divisória de 50 pontos e avançou no campo da confiança. Vale lembrar que, em julho, o índice encontrava-se praticamente sobre a linha, ou seja, sem apontar confiança ou falta de confiança do empresário.

Mesmo com o aumento de agosto, o ICEI permanece inferior a sua média histórica de 54 pontos, mantendo-se em nível aquém do necessário para estimular o investimento industrial.

O ICEI aumentou na comparação mensal em função tanto da avaliação dos empresários sobre as condições atuais como da melhor avaliação dos empresários sobre as expectativas. O índice de Condições Atuais aumentou 2,3 pontos na comparação com julho e foi a 46,5 pontos. Como esse aumento, o índice voltou ao patamar registrado entre março e junho deste ano, período em que o índice oscilou entre 43 e 43,3 pontos.

Embora ainda esteja abaixo da linha divisória – sinal de piora na percepção dos empresários quanto às condições correntes dos negócios, esse patamar não era atingido desde dezembro de 2013, quando o índice de Condições Atuais registrou 46,8 pontos. Na comparação com agosto de 2016, o índice registra crescimento de 4,3 pontos.

Por fim, o índice de Expectativas aumentou 2,0 pontos na comparação com julho e alcançou 55,8 pontos. O índice mostra otimismo do empresário para os próximos seis meses, ainda que ligeiramente menor do que o observado em agosto de 2016. Nessa comparação, o índice recua 0,4 ponto.

(Redação – Agência IN)