Cresce número de operadoras de internet no Brasil

  •  
Cresce número de operadoras de internet no Brasil Foto: Divulgação Cresce número de operadoras de internet no Brasil

O Brasil atingiu, em outubro, a marca de 14.625 operadoras autorizadas a prestarem o serviço de banda larga fixa. O número foi alcançado após a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberar 1.385 novas permissões no último mês.

Os dados também apontam que houve um avanço na oferta de internet na última década. Em 2010, por exemplo, eram apenas 1.949 companhias à disposição do consumidor, enquanto que, em 2018, o país chegava à soma de 9.429 provedores.

“Nos últimos anos, temos observado cada vez mais investimentos no setor de banda larga. Além disso, as operadoras têm notado uma oportunidade de aumentarem seus lucros investindo em outros produtos, como televisão por assinatura, em um momento em que os clientes buscam pelos populares combos, que representam uma grande economia”, explica Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTV, empresa especializada em compartilhamento de headend, que atua em parceria com operadoras em todo o Brasil, diminuindo os custos para implantação de TV paga.

Em setembro, durante a quarta edição do evento Conecta Brasil, foi revelado que os provedores regionais cresceram 25% durante o período de isolamento. Segundo Rodrigues, a movimentação foi observada também com o aumento na procura pelos serviços da MultTV. “Durante a pandemia, as empresas seguiram avançando e realizando novos investimentos, com o plano de expandirem suas operações. Em nosso segmento, por exemplo, percebemos que houve um aumento de 70% na procura pelo serviço, superando as expectativas”, conclui Rodrigues.

Atualmente, o Brasil possui 35 milhões de acessos em banda larga, sendo cerca de 15 milhões por meio da tecnologia fibra. A maior parte das conexões é realizada por meio das operadoras regionais.

(Redação - Investimentos e Notícias)