Confiança do setor supermercadista sobe em dezembro

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Confiança do setor supermercadista sobe em dezembro (Foto: Divulgação) Confiança do setor supermercadista sobe em dezembro

Os últimos números divulgados pela equipe econômica do Governo Federal repercutiu positivamente para o setor supermercadista paulistano, conforme aponta a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS), feita pela Associação Paulista de Supermercados. De acordo com a publicação de dezembro de 2017, cerca de 41% dos empresários do setor estão otimistas com o futuro, um número 11 pontos percentuais maior que o demonstrado em novembro.

As principais variáveis que impactaram no otimismo são a taxa de inflação e as vendas, com 42% de otimismo. Em primeiro lugar a expectativa futura otimista está no crescimento do PIB, com mais de 58% acreditando que isto aconteça. “Vários analistas apontam que o crescimento da economia poderá chegar a 3% em 2018 e os empresários supermercadistas refletem isto”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

Outro ponto que demostra bastante otimismo para o setor é quando se fala no crescimento nominal das vendas. Para 45% dos entrevistados, o crescimento será entre 4% a 6%. Apenas 9% acreditam em queda e mesmo assim baixa, de 0% a 2%. “Quando analisamos a situação de 2016 e 2017 vemos como a percepção vem mudando consistentemente. O pessimismo dezembro de 2016 estava em 40% e chegou a 25% em dezembro de 2017. O otimismo foi de 27,7% para 34,7%”, comentou Berka.

Em relação ao desempenho do ano 2017 contra 2016, cerca de 36% dos supermercadistas relataram queda nas suas vendas, entre 1% a 4%. Vale ressaltar também o desempenho do Natal de 2017 frente a 2016: aproximadamente 45% dos empresários observaram crescimento e outros 45% tiveram queda.

“Este número demonstra algo que a APAS percebeu ao longo deste ano que foi uma variação muito grande entre os desempenhos de vendas de diferentes supermercados. A guerra de preços e promoções foi bastante intensa, reflexo da crise prolongada, de forma a manter o volume prejudicando a margem”, avaliou o economista da APAS.

O verão é uma época importante de vendas para o setor pois o mix de produtos muda. As cervejas, carnes, frutas de época, sucos em geral, refrigerantes chegam a subir 30% em volume de vendas. Para 27% do setor as vendas de verão subirão em 2018 em relação à 2017 entre 2% a 4%, para 36% entre 4% a 6%, e para 9% entre 8% a 10%. Apenas 18% acreditam em queda de até 4% nas vendas.

“Como a inflação está baixa, haverá um crescimento real esperado interessante. Há também menor expectativa de viagens por parte da população de São Paulo o que também pode ajudar no volume de vendas”, finalizou Berka.

(Redação – Investimentos e Notícias)