Confiança do empresário industrial aumenta em setembro

Destaque Confiança do empresário industrial aumenta em setembro (Foto: Divulgação) Confiança do empresário industrial aumenta em setembro

A confiança do empresário industrial aumentou significativamente em setembro, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 55,7 pontos este mês, o que representa aumento de 3,1 pontos na comparação com agosto. Com isso, o índice alcançou o patamar mais elevado desde março de 2013, consolidando-se acima da linha divisória dos 50 pontos.

Na comparação com setembro de 2016, o ICEI mostra crescimento, de 2 pontos. Outro fato positivo é que o ICEI deste mês superou a sua média histórica, atualmente em 54 pontos.

Tão importante quanto o aumento registrado no mês, é a manutenção da trajetória ascendente, de forma a garantir que o grau de confiança dos empresários seja suficientemente alto para reativar o investimento no setor industrial. Sem investimento, a economia brasileira não estará preparada para voltar a crescer em ritmo mais elevado nos próximos anos.

O ICEI aumentou na comparação mensal, em função tanto da melhor avaliação dos empresários sobre as condições atuais como da sua melhor avaliação sobre as expectativas. O índice de Condições Atuais avançou 4 pontos na comparação com agosto e foi a 50,5 pontos. Com esse aumento, o índice ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, o que não ocorria desde novembro de 2012.

O índice de Expectativas, por sua vez, aumentou 2,6 pontos na comparação com agosto e alcançou 58,4 pontos. O índice mostra otimismo do empresário para os próximos seis meses, ainda que ligeiramente menor do que o observado em setembro de 2016. Nessa comparação, o índice recuou 0,3 ponto.

(Redação – Agência IN)