Confiança do empresário da indústria cresce em novembro

  •  
Confiança do empresário da indústria cresce em novembro (Foto: Divulgação) Confiança do empresário da indústria cresce em novembro

A confiança do empresário industrial continua crescendo, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,5 ponto na comparação com outubro, alcançando 56,5 pontos. O ICEI encontra-se acima de sua média histórica pelo terceiro mês consecutivo e registra o maior valor desde abril de 2013. Na comparação com novembro de 2016, o ICEI mostra crescimento de 4,8 pontos.

Com o resultado de novembro, o ICEI chega ao quarto mês consecutivo de resultados positivos. Em julho e agosto houve crescimento de 2,0 e 3,1 pontos, respectivamente, enquanto que, nos dois meses seguintes, as variações foram mais modestas, de 0,3 e 0,5 ponto. Nesse período, o ICEI acumula alta de 5,9 pontos.

O índice de Condições Atuais aumentou 1,1 ponto na comparação com outubro, alcançando 51,5 pontos em novembro. Isso indica que o empresário percebe melhora das condições correntes de negócios, o que não acontecia desde novembro de 2012. O índice é o maior desde abril de 2011 e é 7,7 pontos superior ao registrado em novembro de 2016.

Para finalizar, o índice de Expectativas, por sua vez, mostra que o empresário manteve seu otimismo para os próximos seis meses. O índice manteve-se praticamente constante, ao passar de 58,8 pontos em outubro para 58,9 pontos em novembro.

(Redação – Investimentos e Notícias)