Confiança do consumidor mantém tendência positiva, mostra CNI

  •  
Confiança do consumidor mantém tendência positiva, mostra CNI Foto: Divulgação Confiança do consumidor mantém tendência positiva, mostra CNI

A confiança do consumidor volta a aumentar em setembro: o INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) registra crescimento de 1,1%, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). É o terceiro mês consecutivo sem queda do indicador na comparação mensal. O INEC havia registrado estabilidade em junho (+0,2%) e crescimento em julho (+0,8%). Na comparação com setembro de 2015, o INEC aumenta 7,1%. Apesar da dinâmica recente ser favorável, o índice permanece 5,3% abaixo de sua média histórica.

A maioria dos índices que compõem o INEC registra crescimento na comparação mensal, ou seja, mostra mais otimismo e/ou uma avaliação mais positiva.

Os índices de expectativa de inflação e de desemprego, com crescimento de 3,6% e de 2,4%, respectivamente, refletem menor preocupação com a evolução dos preços e do desemprego. Há também uma percepção tanto de melhora da situação financeira como de queda no endividamento.

De negativo, as perspectivas com relação à própria renda no futuro são mais pessimistas e não há expectativa de aumento nas compras de bens de maior valor. Destaca-se ainda que compras de maior valor é o único dos componentes do INEC que registra queda na comparação em 12 meses.

(Redação - Agência IN)