Confiança do comércio atinge menor nível histórico, revela CNC

  •  
Confiança do Comércio - CNC Divulgação Confiança do Comércio - CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu, em maio, o nível mais baixo da série histórica, iniciada em 2011. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, 3 de junho, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Icec teve queda de 1,4% em relação a abril, registrando 113,4 pontos. Já em relação a maio de 2013, houve queda de 9,0%, a maior desde julho de 2012.

O recuo mensal foi puxado pela queda no nível de satisfação com as condições econômicas correntes (-1,5%), especialmente a retração no quesito que avalia as condições atuais do comércio (-2,1%). Os subitens que medem as expectativas dos empresários (-1,3%) e as intenções de investimentos (-1,4%) também registraram recuos nessa base comparativa.

“A percepção do ritmo mais fraco de crescimento das vendas do varejo, o nível baixo da atividade econômica em geral, a inflação ainda elevada e juros em alta têm influenciado negativamente a satisfação com as condições atuais e promovido um ajuste das expectativas para os próximos meses”, afirmou o economista da CNC Fabio Bentes.

(Redação – Agência IN)