Condições de crédito melhoram lentamente na zona euro, diz BCE

  •  
Condições de crédito melhoram lentamente na zona euro, diz BCE (Foto: Divulgação) Condições de crédito melhoram lentamente na zona euro, diz BCE

As condições de crédito para famílias e empresas foram flexibilizadas na zona do euro, com uma pequena melhora no terceiro trimestre como aconteceu no anterior, informou nesta quarta-feira, 29, Banco Central Europeu (BCE).

"Pela segunda vez consecutiva, uma pequena porcentagem dos bancos da zona do euro (3%, após 2% do trimestre anterior) informou que as condições de crédito às empresas foram suavizadas, após um endurecimento generalizado de meados de 2007 ao início de 2014", explicou o BCE em um estudo trimestral.

"Os bancos também foram flexibilizando suas condições em termos líquidos para os empréstimos às famílias" indicou o Banco.
As demandas por empréstimos aumentaram no terceiro trimestre tanto do lado das empresas como das famílias, mas "ao mesmo tempo, os bancos informaram que o ressurgimento das preocupações (econômicas) afetava as condições de crédito".

Para relançar a dinâmica do crédito e, consequentemente, da economia, o BCE divulgou em junho e depois em setembro um arsenal de medidas destinadas a proporcionar liquidez aos bancos, entre elas um programa de empréstimos de muito longo prazo.

A primeira operação desse programa, em setembro, decepcionou as expectativas, com um montante de empréstimos de € 82,6 bilhões para 255 bancos europeus.

Os bancos indicaram ao BCE que sua participação neste programa "está principalmente motivado pela rentabilidade", explicou o relatório.

(Redação com AFP – Agência IN)