Coleta seletiva em empreendimento próximo à Marginal Pinheiros recolhe mais de sete toneladas de resíduos

  •  

 

A Estação de Coleta Seletiva de Lixo, instalada pela Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) na obra do Parque da Cidade, empreendimento próximo à Marginal Pinheiros, já recolheu mais de sete toneladas de resíduos dos moradores do entorno desde sua implantação, em dezembro de 2012.

A proposta da OR é incentivar a coleta seletiva de lixo entre a comunidade da Chácara Santo Antônio e oferecer um local para o depósito correto de resíduos, sendo que todo o material recolhido é doado para uma cooperativa de reciclagem. Do total, foram recolhidos 2.409 kg de papel; 1.396 kg de plástico; 495,5 kg de metal; 2,7 kg de vidro e 135 litros de óleo.

Além dos pontos de coleta de materiais recicláveis, no local funciona também o “Ponto Solidário” para a doação de roupas, brinquedos e livros. Foram arrecadados 943 livros; 1.755 peças de roupas; 172 pares de sapatos; 12 mochilas e 204 brinquedos que são destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

A Estação foi instalada aproveitando a parte externa do tapume da obra, localizada na Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, Zona Sul de São Paulo. A iniciativa, além de contribuir para a preservação do meio ambiente através do descarte consciente de resíduos, auxilia na manutenção de 63 postos de trabalho na Cooperativa de Coleta Seletiva Capela do Socorro (Coopercaps), que atua na região.

O Parque da Cidade, complexo multiuso com dez torres, é reconhecido pela Fundação Clinton como um dos projetos mais sustentáveis do mundo. Inclusive é elegível a receber a certificação LEED ND (Neighborhood Development), do US Green Building Council, inédita no Brasil e concedida apenas a projetos que impactam de forma positiva no seu entorno. O empreendimento está em completa harmonia com os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo.

“Com o aumento da população e da produção de lixo, a reciclagem é uma das atitudes mais eficientes para minimizar a degradação do meio ambiente e para manter a qualidade de vida da comunidade. Atenta aos conceitos de sustentabilidade do Parque da Cidade, a OR criou a Estação de Coleta Seletiva de Lixo para atender a região”, explica Adriana Oliveira, Responsável por Sustentabilidade no Parque da Cidade.

(Redação - Agência IN)