CNDL é contra aumento de tributos

  •  
CNDL é contra aumento de tributos Foto: Divulgação CNDL é contra aumento de tributos

Para entidade que representa o segmento do varejo, aumento de tributos sobre combustível recai sobre a sociedade e atrapalha retomada da economia

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidade que administra o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), considera prejudicial para a economia do país a decisão do governo federal em aumentar tributos sobre combustíveis. Para a entidade, a arrecadação tributária pode ser aumentada com o crescimento econômico e racionalização das despesas, sem a necessidade de criação de impostos e aumento de alíquotas que penalizam setores específicos.

Na avaliação do presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o aumento de impostos, sobretudo nesse momento em que a economia começa a dar sinais de retomada, acaba concentrando, ainda mais, a arrecadação tributária nas mãos de determinados setores em vez de uma distribuição mais equitativa da carga tributária. “O recente aumento de PIS e Cofins vai impactar o custo dos combustíveis, do transporte de matérias primas e de produtos industrializados, o que inevitavelmente acaba recaindo sobre o bolso do consumidor final, que já se encontra em um momento de aperto financeiro”, explica.

A CNDL acredita que o sistema tributário brasileiro precisa de uma reforma ampla que traga justiça fiscal, amplie a base de contribuição da arrecadação e que permita o crescimento da economia para que a arrecadação de impostos seja maior.

(Redação - Agência IN)