Nubank: o cartão que consquistou o país

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O cartão Nubank já conquistou milhares de brasileiros Foto: divulgação O cartão Nubank já conquistou milhares de brasileiros

As fintechs vêm aparecendo com o intuito de modificar o sistema financeiro que ainda existe nos dias de hoje. Quando se fala em cartão de crédito, uma novata desse mercado já disputa frente a frente com os bancos tradicionais.

 

O Nubank surgiu com o propósito de redefinir o padrão de serviços financeiros no Brasil e no mundo. Seu primeiro passo foi oferecer um cartão de crédito desvinculado de bancos, sem qualquer tarifa ou anuidade.

Mas a empresa não parou por aí e segue conquistando novos clientes e novos serviços do universo financeiro brasileiro.


 

O que é o Nubank?

O Nubank foi criado em 2013 e, inicialmente, seus serviços podiam ser resumidos em emitir e administrar cartões de crédito. O diferencial é que o cartão oferecido é completamente isento de taxas e anuidade, e o cliente o administra apenas de forma virtual.

O Nubank não conta com agências, lojas ou qualquer outro ponto físico de atendimento ao cliente. Através do aplicativo da fintech, o usuário tem acesso a todas informações e serviços necessários para administrar seu cartão.

Hoje, a empresa sediada em São Paulo vale mais de US$1 bilhão. Ela se juntou a outras duas startups brasileiras que já atingiram essa marca: a 99 e a PagSeguro.

Ela conta com mais de 850 funcionários de 25 nacionalidades diferentes. O Nubank defende a bandeira da diversidade e igualdade e esse valor é facilmente identificado quando eles deixam claro que 34% do time faz parte da comunidade LGBT+ e que 40% da equipe são mulheres, ocupando cargos diversos, incluindo no nível sênior.

A empresa já recebeu mais de 8 milhões de solicitações para novos cartões e mais de 500 mil pessoas estão na fila aguardando para usufruir deste serviço. O Nubank conta com 72% dos seus usuários abaixo dos 36 anos, o que reforça o uso intenso de novas tecnologias.

Serão apresentados a seguir os serviços oferecidos pelo Nubank: o cartão, o programa de fidelidade e a NuConta.


 

Cartão Nubank: conheça o “roxinho”

Desde sua criação, o Nubank emite cartões de crédito com a bandeira Mastercard. O diferencial da empresa está na forma de administração e no preço de seus serviços. Entenda melhor a seguir:

1. As tarifas do cartão Nubank

A empresa surgiu se colocando contra a cobrança de tarifas e anuidades. Como a sua atuação é exclusivamente digital, o Nubank conseguiu repassar aos seus usuários um serviço de qualidade isento de custos.

Para aqueles que desejam apenas usar o cartão Nubank e pagar a fatura dentro do prazo, não há surpresas ou cobranças administrativas.

2. Adiantamento de parcelas do cartão Nubank

O cartão apelidado de “roxinho” conta ainda com uma vantagem competitiva. Após realizar uma compra parcelada, a emissora do cartão oferece um pequeno desconto caso o comprador queira adiantar as parcelas futuras.

3. Juros de crédito rotativo

O crédito rotativo, isto é, a funcionalidade para aqueles que não querem ou não podem pagar a totalidade da fatura, está sujeito a uma taxa de juros, assim como as emissoras de cartão tradicionais.

No caso do cartão Nubank, os juros no rotativo estão em 14% ao mês.

4. Limite do cartão Nubank

Após fazer o primeiro cadastro no Nubank, o perfil financeiro do novo cliente é analisado e é ofertado a ele ou ela uma faixa de limite possível. O cliente, dessa forma, opxa por um valor de sua escolha.

A qualquer momento, o usuário pode modificar esse valor para outro dentro da faixa, e a mudança é instantaneamente aprovada. Se o cliente desejar um valor superior, a solicitação será analisada pela equipe do Nubank.

5. Vencimento da fatura Nubank

A facilidade de escolha da data de vencimento da fatura é outro diferencial da empresa. O Nubank disponibiliza 8 opções de data de vencimento de fatura. E o cliente escolhe a mais adequada ao seu fluxo de renda e despesas.

Entretanto, essa data só pode ser modificada uma vez a cada 3 meses.

6. Benefícios da bandeira

Atualmente, os cartões Nubank são da bandeira Mastercard da categoria gold. Essa categoria permite ao cliente fazer compras internacionais, disponibiliza alguns tipos de seguros, acesso ao programa Mastercard Surpreenda e outros benefícios. Confira a lista completa aqui.

7. Aplicativo do cartão Nubank

Através do aplicativo, o usuário do cartão Nubank tem acesso a todos esses serviços listados:

  • Controlar seus gastos em tempo real
  • Alterar seus dados cadastrais
  • Alterar o limite do cartão Nubank
  • Mudar o vencimento da fatura
  • Bloquear temporariamente o cartão em caso de perda ou roubo
  • Gerar um cartão virtual para usá-lo mesmo sem o cartão físico
  • Além de contatar um atendente

Nubank Rewards: o programa de fidelidade

Em 2017, foi lançado oficialmente o programa de fidelidade do cartão Nubank: o Nubank Rewards.

A lógica é a mesma de programas tradicionais, o cliente paga uma taxa mensal ou anual e começa a acumular pontos a partir de seus gastos. A cada R$1 em compras, o usuário ganha 1 ponto do Rewards.

Com os pontos do programa, o cliente pode abater alguns gastos da fatura, isto é, os pontos são trocados no próprio aplicativo. A empresa afirma que o cliente trocará os pontos por aquilo que ele ou ela realmente forem usar.

Os gastos possíveis de serem anulados pelo programa são:

  • Netflix
  • Uber
  • Serviços de streaming de música
  • Amazon
  • iFood
  • Evino
  • MaxMilhas
  • Qualquer hotel
  • Qualquer companhia aérea

Através do site do programa, é possível simular para saber se o Nubank Rewards compensa ou não, de acordo com o volume de gastos mensal do usuário.


 

NuConta: a conta com rendimento

Também em 2017, o Nubank anunciou uma expansão significativa de seus serviços: a NuConta. Seguindo o trajeto dos bancos digitais, esses novos correntistas resolvem todos os serviços e problemas através da internet ou do aplicativo da empresa.

Assim como os serviços de cartão de crédito, a NuConta é isenta de tarifas administrativas. O usuário faz transferências para outros bancos sem pagar qualquer valor por transação. Além disso, no caso de NuConta para NuConta, a transferência é instantânea.

Um diferencial desse novo serviço oferecido pelo Nubank é o rendimento automático da conta. Todo valor depositado na NuConta está rendendo 100% do CDI automaticamente.

Entretanto, a NuConta ainda não oferece alguns recursos importantes para um correntista. Os saques em caixas eletrônicos, os cartões de débito, outras opções de investimento, o débito automático e os depósitos por cheques ainda não são cobertos pela empresa.

Por essa defasagem, nem o próprio Nubank recomenda ainda o cancelamento de outras contas existentes.


 

Nubank é confiável?

Com seus clientes agindo como fãs, a empresa conta com uma legião de promotores da marca pelas ruas. Entretanto, muitos ainda ficam desconfiados com a ausência de taxas cobradas pela empresa.

A credibilidade é fundamental para serviços financeiros. Por isso, a empresa busca esse patamar sendo transparente, próxima ao seu cliente e eficiente na resolução de problemas.

As reclamações são atendidas rapidamente por diferentes canais: redes sociais, chat do aplicativo ou telefone. O atendimento é diferenciado e busca superar as expectativas do reclamante.


 

Convite Nubank: como começar?

Para começar a utilizar os serviços de cartão Nubank, o novo usuário pode ir diretamente no site ou no aplicativo e solicitar acesso em “pedir meu cartão” ou receber uma indicação de usuário já cadastrado. As indicações são geradas a partir do próprio aplicativo e compartilhada por qualquer serviço de mensagem.

Após realizar essa primeira solicitação ou receber o convite Nubank, o cliente potencial deve completar seu cadastro e ficará sob análise. Após um curto período, o resultado da análise é enviado.

Caso seja aprovado, basta completar o perfil fazendo login e aguardar o cartão ser entregue via correios.

Entretanto, para fazer parte dos clientes dessa empresa, é preciso cumprir 3 requisitos simples. Os clientes têm que:

  • Ter no mínimo 18 anos.
  • Ser residente no Brasil.
  • Possuir smartphone compatível com o aplicativo.

Contato Nubank: como falar com um atendente?

Por mais que o Nubank se esforce para fazer com que o seu cliente resolva todos os problemas e questões por conta própria, diretamente no aplicativo, alguns raros casos exigem um atendimento mais personalizado.

Por esse motivo, o Nubank disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

  • Redes Sociais
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Ouvidoria: 0800-887-0463 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Telefone: 0800-591-2117 (qualquer horário)
  • Chat no aplicativo

O atendimento realizado pelo Nubank tende a ser rápido, eficaz e diferenciado. Por mais que a empresa seja baseada em tecnologia, eles buscam manter um relacionamento humanizado com seus clientes.