Campos do Jordão recebe a mostra "O Palácio e a paisagem cultural"

  •  
Campos do Jordão recebe a mostra "O Palácio e a paisagem cultural" Foto: Divulgação Campos do Jordão recebe a mostra "O Palácio e a paisagem cultural"

Exposição acontece no Palácio Boa Vista a partir de 11 de março

A Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo apresenta a partir do dia 11 de março, no Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, a mostra “O Palácio e a Paisagem Cultural" reunindo obras que destacam a edificação, os bens naturais do entorno do Palácio, suas belas paisagens, ícones do acervo de arte moderna brasileira e as manifestações culturais que integram o patrimônio imaterial de Campos do Jordão, como por exemplo, a música.

camposdojordao exposicao

Nos ambientes do Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador de São Paulo, os visitantes encontrarão paisagens de Camargo Freire e José Pancetti, obras modernistas como “Operários” de Tarsila do Amaral, uma das pinturas símbolo de São Paulo, além de “O Busto de Mulher” de Anita Malfatti e a escultura “Daisy" de Victor Brecheret. O tema abordado, a Paisagem Cultural, foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM e pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM para ser discutido na Semana Internacional de Museus de 2016.

A curadora do Acervo dos Palácios e da exposição, Ana Cristina Carvalho, destaca os diferentes momentos do Palácio desde 1938, quando foi iniciada a construção da residência para o veraneio dos governadores, passando por ser uma da mais famosa estância climática de repouso para a cura da tuberculose.

"É a partir de 1970 que o palácio deixa de ser apenas a residência de veraneio do governador para ser considerado como “monumento público” aberto para visitação. Nessa época também que foi iniciado o precioso acervo de artes plásticas e decorativas, com a intenção de formar coleções para fruição pública e não apenas para decorar o Palácio. Cumprindo sua missão social e cultural pública, em 1970 realiza-se o primeiro concerto de música de inverno, nos salões do Palácio, embrião dos sucessivos Festivais Internacionais de Inverno de Campos do Jordão, atualmente realizado no auditório Claudio Santoro".

camposdojordao exposicao2

Com essa mostra, o visitante pode ter uma compreensão dos diversos momentos da história de Campos do Jordão, por meio da diversidade das obras da coleção de arte do Acervo. Ela evoca, por meio do acervo de arte, a memória das relações existenciais entre os personagens que aqui conviveram, as coleções de objetos, pinturas, esculturas, artistas e o ambiente.

A paisagem cultural está compreendida como um sistema de relações ecológicas e humanas entre a história do local, o Palácio, os objetos do acervo e as biografias dos personagens. Uma exposição que sublinha a presença e a participação significativa do Palácio Boa Vista no contexto da identidade e da cultura local de Campos do Jordão, desenvolvendo sua vocação como bem público e como museu vivo.

Na exposição, esculturas e pinturas, de artista como Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Vicente do Rego Monteiro, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, José Pancetti, Anita Malfatti, Cícero Dias, Francisco Rebolo, Victor Brecheret, entre outros.

palacioboavista

Exposição: “O Palácio e a Paisagem Cultural"
Local: Palácio Boa Vista - Avenida Adhemar de Barros, 3.001 - Campos do Jordão/SP

Data: a partir de 11 de março
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: www.acervo.sp.gov.br | (12) 3668-9759 / 9700 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | (11) 2193-8282 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(Redação - Agência IN)