Brigada de saúde bucal atinge a marca de 500 mil unidades recicladas

  •  
Brigada de saúde bucal atinge a marca de 500 mil unidades recicladas Divulgação Brigada de saúde bucal atinge a marca de 500 mil unidades recicladas

Em menos de dois anos de programa, mais de meio milhão de tubos de creme dental, escovas de dentes usadas e suas respectivas embalagens foram mantidas longe dos aterros, graças a uma parceria entre Colgate-Palmolive e a TerraCycle. A Brigada de Saúde Bucal - Colgate é um programa de reciclagem gratuito que permite que qualquer pessoa participe e arrecade dinheiro para uma instituição sem fins lucrativos.

A Brigada de Saúde Bucal - Colgate elimina a ideia de lixo através da coleta e reciclagem de resíduos e os transformam em uma variedade de produtos inovadores. Os consumidores se cadastram gratuitamente no site da TerraCycle e, para cada unidade de resíduos recolhida através deste programa, os participantes ganham pontos TerraCycle que podem ser convertidos em doações para escolas ou instituições sem fins lucrativos. A TerraCycle recebe o material e recicla todo o conteúdo coletado, transformando-o em matéria-prima para a aplicação de diversos produtos, tais como lixeiras, pallets industriais, entre outros.

“Esta parceria com a TerraCycle é muito importante para a Colgate, pois juntos conscientizamos a população sobre a importância de uma higiene oral correta e um planeta mais limpo. A prova disso está na alta quantidade de embalagens recicladas em tão pouco tempo”, explica Daniel Arouca, Executivo de Recursos Humanos e responsável pelo programa de sustentabilidade da Colgate-Palmolive.

Em um esforço para aumentar a quantidade de produtos de higiene oral fora dos aterros, a Colgate levou seu programa de coleta e reciclagem a um importante congresso voltado aos dentistas. Durante os quatro dias do evento, a empresa promoveu a Brigada entre os odontologistas e os engajou a participar ativamente do programa. Os dentistas, por sua vez, receberam urnas coletoras e material explicativo para que pudessem estabelecer os consultórios como pontos de entrega voluntária de resíduos de saúde bucal. Os participantes também trocaram produtos de higiene bucal usados por novos para que os antigos fossem reciclados.

Atualmente, a TerraCycle coleta mais de 40 diferentes tipos de produtos e embalagens por meio de seus programas de Brigada. A empresa já impediu que mais de 2,5 bilhões de unidades de resíduo tivessem lixões ou aterros sanitários como destino e, com a ajuda de seus parceiros, já doou mais de US$ 8 milhões para entidades carentes. Para saber mais ou participar de uma Brigada, visite http://www.terracycle.com.br.

(Redação – Agência IN)