Brasil segue uma trajetória de crescimento, diz Meirelles

  •  
Brasil segue uma trajetória de crescimento, diz Meirelles (Foto: Divulgação) Brasil segue uma trajetória de crescimento, diz Meirelles

Nesta sexta-feira, 01, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) variou 0,1% no 3º trimestre de 2017 frente ao 2º trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal. “O crescimento do PIB entre julho e setembro pode parecer baixo, mas é forte se analisado por setores. Sem a agricultura, que caiu por razões sazonais, o crescimento foi de 1,1%”, escreveu no Twitter Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda. 

Segundo ele, o avanço acumulado no ano até setembro é de 0,6%, número que já supera a previsão inicial dos economistas para 2017. “Isto mostra que o Brasil segue uma trajetória de crescimento”, ressaltou Meirelles.

Segundo o IBGE, a Agropecuária registrou queda de 3,0%, a Indústria teve crescimento de 0,8% e os Serviços aumentaram em 0,6%. Dentre as atividades industriais, houve crescimento de 1,4% nas Indústrias de transformação e variação positiva de 0,2% nas Indústrias extrativas. As demais mantiveram-se praticamente estáveis: Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,1%) e Construção (0,0%).

“É importante destacar o desempenho da indústria entre julho e setembro. A produção das fábricas instaladas no país cresceu 0,8%. As empresas de transformação, por exemplo, registraram no período um crescimento de 1,4%”, ressaltou o Ministro da Fazenda.

Por fim, a taxa de investimento no terceiro trimestre de 2017 foi de 16,1% do PIB, pouco abaixo do observado no mesmo período do ano anterior (16,3%). A taxa de poupança foi de 15,2% no terceiro trimestre de 2017 (ante 14,9% no mesmo período de 2016). “Foi o primeiro resultado positivo após 15 trimestres seguidos de queda. O avanço mostra otimismo em relação ao futuro”, finalizou o Meirelles. 

(MR – Investimentos e Notícias)