Banco Votorantim atinge ROE de 14,8% no 1T19

  •  
Banco Votorantim atinge ROE de 14,8% no 1T19 Foto: Divulgação Banco Votorantim atinge ROE de 14,8% no 1T19

O Banco Votorantim encerrou o primeiro trimestre de 2019 mantendo crescimento contínuo de seu ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido), que alcançou 14,8% no período contra 11,8% reportado no 1T18. O lucro líquido apresentou crescimento expressivo de 32% na comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 336 milhões.

“A consistência do plano estratégico do Banco Votorantim nos permite crescer novamente o patamar de ROE. Isso é reflexo do nosso foco no avanço da rentabilização dos negócios, aumento da eficiência operacional e diversificação das fontes de receitas. Seguimos em uma crescente evolução, colhendo os frutos do trabalho iniciado há três anos”, comemora Elcio Jorge dos Santos, presidente do Banco Votorantim.

O total de receitas, que considera a somatória da margem bruta e receitas de serviços e corretagem de seguros, cresceu 8,6% na comparação ano a ano. A BV, marca de Varejo do Banco Votorantim, confirma sua liderança no segmento de veículos leves usados, aumentando em 19,7% o volume total de originação de financiamentos de veículos, quando comparado ao 1T18.

Na comparação com o 4T18, o custo de crédito, que considera provisões para devedores duvidosos, garantias financeiras prestadas e impairments de títulos privados, reduziu 6,9%, influenciado principalmente por maiores receitas com recuperação de crédito e pela reversão de provisões com garantias no 1T19.

O Índice de Basileia alcançou 16,0% - acima do mínimo regulatório de 10,5% -, sendo 14,0% de Capital Nível I, que consiste no somatório do Capital Principal (12,1%) e Capital Complementar (1,9%).

No período, a Votorantim Asset Management recebeu a classificação máxima da S&P Global devido à disciplina dos processos de gestão de investimento, às fortes práticas operacionais e de controle, e aos bons princípios fiduciários. Adicionalmente, o Banco teve seus principais ratings reafirmados junto às agências internacionais, além da Moody’s ter alterado o outlook de negativo para estável, igualando à nota do país.

A instituição segue ampliando seus esforços em diversificação e transformação digital, com o objetivo de melhorar continuamente a experiência dos clientes. Nesse sentido, realizou novo investimento por meio do Fundo BR Startups - parceria com a Microsoft - na plataforma Carflix, portal de compra e venda de veículos seminovos.

Adicionalmente, os colaboradores do Banco Votorantim colocaram a instituição na 15ª posição do ranking “As 50 Grandes Empresas Mais Amadas”, sendo o primeiro dentre as instituições financeiras. O reconhecimento é promovido desde 2016 pelo Love Mondays e a nota atribuída foi 4,31 (as notas variam de 1 a 5).

“Estamos passando por uma ampla evolução cultural e digital, que aproxima e muda a forma como os colaboradores estão se relacionando com o Banco, além da melhoria na experiência dos clientes, que é nosso maior objetivo”, afirma Elcio Jorge dos Santos.

(Redação - Investimentos e Notícias)