Atividade Econômica cresceu 0,9% em janeiro

Destaque Atividade Econômica cresceu 0,9% em janeiro (Foto: Divulgação) Atividade Econômica cresceu 0,9% em janeiro

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) exibiu alta de 0,9% em janeiro/17, descontado os devidos ajustes sazonais. Em comparação com o mesmo mês do ano passado (janeiro/16), a atividade econômica no primeiro mês deste ano ficou estável. Pela primeira vez desde novembro de 2014 a atividade econômica não teve um resultado negativo na comparação interanual, isto é, mês contra mesmo mês do ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, após dois anos de severa recessão, a atividade econômica começou o ano de 2017 tentando superar esta fase negativa do ciclo econômico, impulsionada por um bom desempenho inicial da atividade agropecuária bem como das exportações.

Pelo lado da oferta agregada, após um ano de 2016 ruim, a agropecuária foi o grande destaque positivo da atividade econômica neste início de 2017, avançando 5,5% em janeiro/17 contra dezembro/16, já ajustado sazonalmente, e 8,1% perante janeiro/16. O setor de serviços também registrou alta em janeiro/17: 0,9% frente a dezembro/16, porém ainda recuando 0,4% contra janeiro/16. Já a indústria prossegue no terreno negativo recuando 1,8% em janeiro/17 na comparação contra dezembro/16 e 2,7% perante janeiro/16. 

Do ponto de vista da demanda agregada, a alta da atividade econômica em janeiro/17 deveu-se exclusivamente ao crescimento de 6,1% nas exportações. Já os componentes da demanda doméstica, todos eles registraram recuos neste primeiro mês do ano: consumo das famílias (-0,5%); consumo do governo (-0,1%); investimentos (-0,6%). Por fim, as importações também não ajudaram a atividade econômica em janeiro/17: cresceram 0,5% neste primeiro mês do ano.

(Redação – Agência IN)